Seminário sobre Políticas Públicas Socioambientais abre espaço para diálogos em Rede

Espaços de análises críticas sobre as Políticas Públicas Socioambientais são necessários em Mato Grosso, segundo entrevista do coordenador de programas do ICV.

O Seminário sobre Políticas Públicas Socioambientais que será realizado pelo Fórum Mato-Grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento – FORMAD acontecerá entre os dias 25 e 26 de março, no auditório Viola de Cocho, do Mato Grosso Hotel Palace, que fica localizado na Rua Joaquim Murtinho, 170, no centro de Cuiabá. O Seminário tem como objetivo situar Mato Grosso no contexto da macroeconomia e seus impactos socioambientais, tentando identificar políticas prioritárias e estratégias coletivas e comunitárias para futuras ações. Um dos responsáveis pelo Seminário, João Andrade, Coordenador de Programas do Instituto Centro de Vida (ICV), entidade que faz parte da coordenação do FORMAD comentou em entrevista o que espera do evento.

De acordo com João Andrade, o objetivo é provocar reações e reflexões nas entidades que fazem parte da rede de articulação do FORMAD, como por exemplo: Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE), Operação Amazônica Nativa (OPAN), Centro Burnier Fé e Justiça(CBFJ) e o próprio ICV, além de outras organizações e pesquisadores convidados. Assim em virtude dos diálogos construídos durante as atividades, definir estratégias conjuntas entre os participantes do Seminário no monitoramento e proposição de políticas socioambientais em Mato Grosso.

O Coordenador de programas do ICV acredita que são poucos os espaços para discussões como este, pois de acordo com o ele, a rede socioambiental tem dificuldades de pensar estrategicamente e promover debates neste nível de tema mais geral, como políticas ambientais ou macroeconômicas.

“O que se vê com mais frequência nos debates das ONG`s são entorno de projetos, valorizando transformações pontuais, sem pensar na visão estrutural e as falhas que ela provoca. Este olhar mais macro e crítico, seguido de ações em rede é o que podem corrigir as falhas na raiz”, afirmou João Andrade em entrevista.

Os interessados podem obter mais informações sobre o Seminário de Políticas Públicas Socioambientais, entrando em contato com a Secretaria Executiva do FORMAD no telefone 55(65) 3359-7640.

O Fórum Mato-Grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento – FORMAD, trabalha em rede junto ás organizações socioambientais no estado de Mato Grosso desde 1992, após os debates da Conferência das Nações Unidas Para o Meio Ambiente e Desenvolvimento – CNUMAD, mais conhecida por ECO 92. Logo após a ECO 92 surgiu à necessidade de uma articulação permanente entre os movimentos e entidades ambientalistas e sociais no estado, assim em virtude as mobilizações e encontros, em 6 de abril de 1992, foi realizada a Assembleia de fundação do FORMAD, constituído atualmente por mais de 30 entidades socioambientais de Mato Grosso.

Mayara Haísa, Secretaria Executiva do Fórum Mato-Grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento – FORMAD

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias