Pesquisar
Close this search box.

Diagnóstico em Novo Mundo aponta organização social como principal dificuldade

Boletim da Rede BR163+Xingu – setembro de 2006

O PDA-Padeq da Cooperagrepa, que trabalha com manejo de produtos florestais sem uso do fogo, em Novo Mundo, vem construindo o diagnóstico sócio-econômico e ambiental junto com as comunidades nos assentamentos do entorno do Parque Estadual Cristalino. Ainda em processo de consolidação, o diagnóstico já aponta um problema a ser enfrentado pela comunidade: a falta de organização e atuação coletiva.

Segundo Vagner Meira, que coordena o projeto, um ponto importante, dentre os fatores já evidenciados no diagnóstico, é a desunião e a desorganização social, que foram apontadas como um dos principais gargalos da comunidade responsáveis pelas dificuldades em seu desenvolvimento. “Apesar de não ser meta do projeto, o fortalecimento e crescimento dos trabalhos coletivos são um eixo estratégico a ser trabalhado”, afirma. “Acreditamos que somente com uma comunidade politicamente organizada e coesa, iremos pôr em prática e multiplicar todas as idéias propostas pelo projeto”.

E para reforçar o espírito comunitário e de construção coletiva, Vagner cita um pensamento do pedagogo Paulo Freire: “ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho, as pessoas se libertam em comunhão”.

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias