Estação Vida – Assessoria
06/10/2006
Está disponível nos sites do ICV e do Imazon, a versão digital do segundo número do boletim Transparência Florestal do Estado de Mato Grosso, referente a agosto de 2006, primeiro mês do calendário anual de desmatamento. Esta edição aponta uma queda expressiva (63%) em relação aos desmatamentos ocorridos em agosto de 2005 e agosto de 2004 (71%).
A grande maioria (89%) do desmatamento detectado pelo SAD no período estudado ocorreu em propriedades rurais, sendo 63% naquelas não cadastradas no Sistema de Licenciamento Ambiental em Propriedades Rurais (SLAPR). A situação do desmatamento nas áreas protegidas foi mais crítica na Terra Indígena Kayabi, com 176 hectares, o que corresponde a 76% do total nessas áreas.
O estudo também classifica o desmatamento no estado de Mato Grosso por tamanho, respondendo quais predominam no local e revela que, na medida em que as classes de tamanho de desmatamento aumentam, a contribuição relativa do Mato Grosso cresce em relação aos outros estados da Amazônia, exemplificando que o estado contribuiu com quase 65% para os desmatamentos maiores que 500 hectares nos anos de 2004 e 2005 na Amazônia Legal.
Boletim Transparência Florestal do Estado de Mato Grosso nº02 (em formato pdf) Para salvar em seu computador clique com o botão direito do mouse e escolha a opção “salvar destino como…” ou “Save Target As…”