Conselho da Biosfera do Pantanal toma posse nesta quinta-feira

Assessoria – A primeira reunião de trabalho do Conselho Deliberativo da Reserva da Biosfera do Pantanal tem início nesta quinta-feira (3), com a solenidade de posse dos 57 conselheiros, sendo 37 representantes da sociedade e 20 do governo federal, dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e municípios. O conselho terá como principal tarefa conciliar interesses conflitantes, planejar e coordenar todas as atividades a serem desenvolvidas na região do Pantanal.

A Reserva da Biosfera do Pantanal foi criada em 2000, pela Unesco e aprovada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pela Comissão Internacional do Programa O Homem e a Biosfera, em Paris. A missão consiste na conservação da biodiversidade, na promoção do desenvolvimento sustentável e no fomento à pesquisa. E também no monitoramento e na educação ambiental, buscando contribuir de forma eficaz para o relacionamento harmônico entre a sociedade pantaneira e o seu ambiente.

A programação da posse e da primeira reunião da Reserva da Biosfera começa na quarta-feira, no auditório da sede do Conselho Nacional dos Trabalhadores do Comércio, em Brasília. O primeiro dia será destinado ao credenciamento dos participantes e distribuição de material. Nos dias 3 e 4, a programação vai das 8h às 18h. No dia 3, pela manhã, ocorrerá a cerimônia de posse, à tarde tem início uma série de palestras proferidas pelos conselheiros representantes da comunidade científica e pelos gestores públicos do Ministério do Meio Ambiente.

Na primeira delas, Walfrido Tomaz vai falar sobre Biodiversidade e Conservação do Pantanal. Em seguida, Paulo Boggiani discorre sobre Características Geológicas da Bacia do Alto Paraguai e do Pantanal – implicações quanto ao uso sustentável. Débora Calheiros falará sobre Funcionamento Ecológico do Pantanal – Ameaças e Perspectivas, seguida da palestra de Ubiratan Piovezan sobre Uso Sustentável de Espécies Exóticas no Pantanal.

As palestra dos gestores públicos começa com a apresentação do tema: Revitalização de Bacias Críticas, apresentado pelo palestrante Júlio Thadeu, da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU) do MMA. Em seguida, Pedro Ivo fala sobre os temas: Agenda 21, Reserva da Biosfera do Pantanal e a III Conferência Nacional do Meio Ambiente. O palestrante Paulo Egler falará sobre Avaliação Ambiental Estratégica do Pantanal, seguido por Adriana Bayma, que vai falar sobre Áreas Prioritárias para Conservação da Biodiversidade, Uso Sustentável e Repartição de Benefícios.

No dia 4, pela manhã, continuarão as palestras dos gestores públicos do MMA. Na primeira delas, o palestrante Luiz Augusto Bronzatto, da SRHU, apresenta o tema: Planos Estaduais de Recursos Hídricos do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em seguida, Heloisa Dias, do Conselho Deliberativo da Reserva da Mata Atlântica, fala sobre ‘Uma Experiência da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. O final da programação será dedicado aos trabalhos em grupo, à apresentação de proposta de Regimento Interno do Conselho Deliberativo e à construção preliminar de agenda de trabalho.

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias