Programa de Educação Superior Indígena da Unemat abre etapa 2008 e recebe acervo de peças indígenas

Assessoria –   O  Programa de Educação Superior Indígena Intercultural – PROESI da Unemat recebeu esta semana um acervo de peças indígenas consideradas raras em todo o Brasil . O acervo foi doado pela família da professora Joana Saira, falecida recentemente, e que atuou por mais de 20 anos na Educação Escolar Indígena em Mato Grosso, dos quais oito anos na Unemat. A doação foi feita esta semana no campus da Universidade Indígena em Barra do Bugres durante abertura da etapa 2008.

Por decisão do Conselho de Estudantes Indígenas , o acervo documental do Proesi passou a ser denominado “Acervo Joana Saira”, que hoje conta com mais de cinqüenta mil documentos escritos, seis mil fotos, cento e cinqüenta fitas de vídeo e mais de quinhentas peças de artesanato das mais diversas etnias. Para o Prof. Dr. Elias Januário, Vice-Reitor e Coordenador do programa, “a professora  Joana Saira foi uma das grandes defensoras da Educação Escolar Indígena em Mato Grosso, com notável atuação nas aldeias e na luta pela consolidação dos direitos a autonomia e cidadania dos povos indígenas”.

Participaram da abertura da Etapa cerca de 140 estudantes indígenas, além de docentes, monitores, técnicos e representantes de instituições educacionais e da Funai.Nesta edatapa está programa para ocorrer no período de 14 de julho a 08 de agosto de 2008, onde os estudantes indígenas estarão tendo aulas dos componentes curriculares: Economia Sustentável, matemática, História do Brasil e de Mato Grosso, Artes, Literatura, Políticas Públicas para a Educação, Direito e Legislação, Química e Educação para a Saúde

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias