Formad visitou os municípios de Porto Alegre do Norte, Confresa, Canabrava do Norte e Vila Rica, onde foram discutidas as ações da campanha ao longo da BR-158, bem como foram desenhadas estratégias e ações para 2009.
Mês: abril 2009
Educação e Economia são discutidas em curso de jornalismo ambiental
O curso é uma promoção do Sindicato dos Jornalistas do Mato Grosso e Núcleo de Ecomunicadores dos Matos -NEM, em parceria com o Formad e ICV
Rodovia BR-158 desponta como vetor de expansão da soja
Previsão de asfaltamento da rodovia no Mato Grosso viabilizaria escoamento da produção pelo Porto de Itaqui, no Maranhão. Chegada de investidores já valoriza terras e agrava conflitos fundiários no chamado Baixo Araguaia
ONGs repudiam MP sobre licença ambiental
Nota pública foi encaminhada à ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, ao ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento e ao ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.
Rebia realiza Plano de Capacitação de Jovens Jornalistas Ambientais
O Plano foi concebido para estudantes e novos jornalistas e profissionais da comunicação que estejam nas diversas universidades do Brasil e tenham interesse na temática do jornalismo ambiental.
Passarelas serão construídas para evitar morte de animais na BR-163
“O grande problema que existe hoje são famílias que simplesmente foram jogadas em cima da terra e criaram grandes problemas sociais, ambientais”, explica Nilfo Wandscheer, Sindicato Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde.
Dilema na Amazônia: negócios x preservação ambiental
Para a engenheira florestal Epifania Vuaden a Amazônia se fortalece quando quem vive do extrativismo passa da condição de subsistência para a de comerciante que preserva a mata.
Ativista denuncia ação de deputados e pecuaristas sobre o Zoneamento
Segundo a sindicalista, que representa o Sintep/MT no Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad), estas pessoas são contra a manutenção das reservas legais em torno de rios e nascentes, por exemplo.
REDD é a linha de frente dos governos
Somente com os efeitos das mudanças climáticas, Mato Grosso pode perder 10% do seu PIB
Reduzir é mais do que pagar para não desmatar
“A sociedade precisa se informar para poder fazer escolhas”