Pesquisar
Close this search box.

Monitoramento de políticas públicas ambientais

Período do Projeto: Julho 2017 – Julho 2020

O objetivo norteador consistiu em fortalecer a permanência de atuação do Formad, enquanto um Fórum, de debate entre as entidades filiadas. Visando multiplicar o acesso da sociedade civil ao monitoramento de políticas públicas, bem como, o papel de sujeito ativo na gestão delas, junto ao poder público e econômico do Estado.

Com o papel fundamental de articulação e mobilização em torno da Rede do Formad, impôs-se uma condição de promover também o fomento às iniciativas, o fortalecimento e a autonomia das filiadas e parceiras locais na gestão de ações coletivas, para o monitoramento de políticas públicas e intervenções propositivas.

Nesse sentido, atuaram em torno de ou protagonizando espaços de seminários, debates, marchas, reuniões e mobilizações cujos temas são de interesse difuso, mas de alguma forma tangentes aos trabalhos desenvolvidos pelas filiadas como no caso das campanhas contra os agrotóxicos, ordenamento territorial (ZSEE/MT), Código Florestal, REDD+, agroecologia, mapeamento socioambiental, privatização de serviços do setor público entre outros.

Portanto o projeto oportunizou que a Secretaria Executiva do Formad acompanhasse e se articulasse propositivamente às discussões dos temas elencados no tocante às políticas públicas, discutindo e trazendo informações de maneira dialógica, vitais às filiadas.