Pesquisar
Close this search box.

Rede BR-163 e Xingu reúne projetos demonstrativos em Mato Grosso

A ideia do encontro foi estimular a formação de uma rede projetos de conservação socioambiental.

Agricultores familiares e técnicos representantes de nove projetos apoiados pelo PDA – Projetos Demonstrativos Alternativos estiveram reunidos esta semana no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, com o objetivo de formar uma rede de troca de experiências e conhecimentos. Ao todo, os projetos representam um investimento de quase R$ 3 milhões no eixo da BR-163, para fomento de atividades produtivas que dispensem o desmatamento e as queimadas.

A idéia do encontro foi estimular a formação de uma rede projetos de conservação socioambiental, ou seja, iniciativas que, ao mesmo tempo em que colaboram para a conservação da Amazônia e dos recursos hídricos, trabalham com geração de renda e alternativas de produção no campo mais harmônica com a natureza.

“A gente quer potencializar essas iniciativas demontrativas. Elas são pequenas individualmente, mas se a gente fizer uma rede é possível ampliar a escala dos projetos. No conjunto, as atividades se complementam e potencializam os recursos”, afirma Daniela de Paula, assessora da Campanha ‘Y Ikatu Xingu, animada pelo Instituto Socioambiental (ISA). Segundo Daniela, a maioria das organizações envolvidas estão executando projetos como esse pela primeira vez e necessitam de assistência técnica e acompanhamento. “Mas isso só dá para fazer no conjunto, de forma pontual e dispersa é difícil”, avalia.

Os nove projetos reúnem algumas características comuns, como ações de recuperação de áreas degradadas, especialmente nascentes e matas ciliares, além da formação de agricultores e agricultoras para trabalhar com tecnologias produtivas diversificadas e de impacto ambiental reduzido em relação aos usos tradicionais das propriedades rurais na região: pasto e lavoura de cultura única. São ações de manejo ecológico de pastagens, apicultura, fruticultura, sistemas agroflorestais e agroextrativismo. Sete projetos estão começando as atividades neste ano, os outros dois já têm cerca de um ano de implantação.

O encontro com os projetos Padeq – Projetos Alternativos ao Desmatamento e às Queimadas, também identificou as demandas comuns de assessoria e diagnósticos e delineou algumas estratégias para atender estas demandas coletivamente. A oficina aconteceu entre os dias 23 e 24 e foi seguida por uma atividade de capacitação para gestão financeira dos projetos, oferecida pelos técnicos do PDA. A partir deste encontro em Lucas do Rio Verde, a rede deve organizar uma agenda de novos encontros de capacitação técnica e visitas de intercâmbio, convidando outras iniciativas que aliem recuperação com alternativas economicas para a agricultura familar na regiao.

O encontro foi organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde e pelo Instituto Socioambiental (ISA), parceiro na elaboração e execução de vários deles e animador da Campanha ‘I Ykatu Xingu, de recuperação das nascentes da Bacia do Xingu, dentro da qual todos quase todos os projetos estão localizados total ou parcialmente. As iniciativas contemplam os municípios de Cláudia, Vera, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Guarantã do Norte, Novo Mundo, Carlinda, Terra Nova do Norte, Nova Guarita e Água Boa.

Texto: Gisele Neuls – Estação Vida

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias