Organizações protocolaram carta de reivindicações nas secretarias de estado e promoveram mobilização em frente ao shopping Pantanal.
Mel Mendes/FormadO dia 03 de dezembro, dia internacional de luta contra os agrotóxicos, foi marcado por atos e mobilizações em todo o país. Milhares de pessoas foram às ruas, feiras e universidades para denunciar os danos causados à população e ao ambiente pelo uso desses venenos e exigir medidas urgentes para evitar que mais contaminações aconteçam.
Ato “Mato Grosso contra os Agrotóxicos”. Foto: Mel MendesEm Cuiabá (MT), o Comitê Estadual da Campanha Permanente de Combate aos Agrotóxicos e Pela Vida, e outras pessoas e grupos que se identificam com a causa, realizaram uma mobilização com panfletagem, faixas, palavras de ordem, música e muita alegria para sensibilizar a população dos riscos desse modelo de produção agrícola. O ato aconteceu em uma das avenidas mais movimentadas da cidade, a Avenida Historiador Rubens de Mendonça, em frente ao shopping Pantanal, e contou com a participação de, aproximadamente, 40 pessoas.
Mesmo com chuva, os animados manifestantes se mantiveram firmes e chamaram a atenção de quem passava pelo local. Jovens usavam o megafone para entoar palavras de ordem e cantar paródias sobre a agroecologia e combate ao agronegócio. Um dos membros da mobilização se vestiu de pulverizador e borrifava os carros, fazendo analogia ao veneno que as pessoas são expostas diariamente sem se darem conta.
O Comitê Estadual lançou também uma carta política onde denuncia o uso de agrotóxicos no estado de Mato Grosso, a contaminação das pessoas, ambiental e ocupacional por esses venenos e o desrespeito à legislação que regulamenta a pulverização desses produtos. Além disso, a carta elenca uma série de medidas urgentes reivindicadas pelas organizações para a garantia de uma vida e ambiente saudável e livre de contaminações.
Uma comissão protocolou a carta (clique aqui) na Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA/MT), no Instituto de Defesa Agropecuária (INDEA), na Secretaria de Saúde (SES/MT) e na Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (SEDRAF/MT). O Formad compõe o comitê estadual e também esteve na comissão que protocolou o documento.
Veja mais fotos do ato clicando aqui