Grito dos Excluíd@s promove cerca de 20 atividades até dia 8

Os organizadores do 12º Grito dos Excluídos 2006 prevêem realizar cerca de 20 atividades até o dia 8 de setembro, em Cuiabá. Em Mato Grosso, o movimento teve início na segunda-feira (28) com a divulgação do Grito em universidades da Capital. O lançamento nacional da campanha ocorreu no dia 31/08, em todo o país. O tema deste ano é “Na força da indignação, sementes de transformação”.

Inácio José Werner, coordenador do Centro Burnier de Fé e Justiça, uma das entidades promotoras do evento, ministrou palestra, no dia 31/08, para alunos de direito da Universidade de Cuiabá (UNIC). Na segunda-feira (28), Inácio Werner esteve com os estudantes de jornalismo do Instituto Várzea-Grandense de Ensino e Cultura (IVE). Nos encontros, ele explica os objetivos do Grito dos Excluídos e a importância das assembléias populares.

Segundo Inácio Werner, os temas que necessitam de mais atenção em Mato Grosso são: trabalho escravo, movimento estudantil, educação, meio ambiente e despejo. As entidades organizadas da sociedade vão promover nos próximos sete dias diversas atividades na Capital e em Várzea Grande. Nesse período, identificado como Semana da Cidadania, vão ocorrer assembléias populares em igrejas católicas de bairros das duas cidades.

No dia 04 de setembro (segunda-feira), às oito horas da manhã, na praça Alencastro (Prefeitura de Cuiabá), os organizadores ofereceram chá com pão às pessoas que estavam passando pelo centro da cidade. O encerramento das atividades da Semana da Cidadania será no desfile cívico de Sete de Setembro (quinta-feira) na Avenida Getúlio Vargas. Como ocorre todos os anos, os participantes do Grito dos Excluídos e Excluídas são os últimos a passar pela avenida carregando bandeiras, faixas e cartazes que expressam as insatisfações contra os setores dominantes do país. A concentração para o desfile será na praça da República, em Cuiabá, às sete horas da manhã.

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias