Pesquisar
Close this search box.

Água é vida! E vida não precisa de veneno!

Em comemoração ao dia mundial da água – Preserve sua vida!


O nosso planeta é conhecido como Terra. Porém, se fosse chamado de planeta Água, poderia ser muito bem justificado, já que 75% da sua superfície é ocupada por oceanos. Mesmo com essas proporções, temos apenas 2,5% dessas águas sendo doce. Por conta disso, água é “anunciada” como fator principal de uma próxima guerra. Hoje, 1,1 bilhões de pessoas já não têm acesso à água potável, e 2,4 bilhões de pessoas não têm saneamento básico. A cada ano, seis milhões de pobres, dos quais quatro milhões de crianças morrem de enfermidades ligadas a águas contaminadas. Até o ano 2025, conforme um estudo da ONU, este problema afetará metade da humanidade. Tendo analisado essas ameaças, a ONU celebra hoje Dia Mundial da Água. No mundo inteiro ocorrem manifestações e atividades relacionadas ao tema.

Aqui no Brasil não seria diferente, em Mato Grosso também não. O Brasil é o país com o maior número de concentração de água doce do mundo. A responsabilidade de manter e conservar as águas dos rios, lagos e reservatórios são da sociedade brasileira, e legalmente, do Estado brasileiro. O governo é quem determina a concentração de resíduos permitidos na água, para considerá-la potável.

Mudanças na legislação

Porém, a nova Portaria de Potabilidade da Água 2914\MS\2011 foi publicada no Diário Oficial da União no dia 14 de dezembro de 2011, na seção 1, página 39. Em detalhes, ela traz critérios para a legalização da “poluição” da água. Segundo os novos critérios para o Valor Máximo Permitido (VMP) de resíduos na água; podemos encontrar agora a presença de 27 tipos de agrotóxicos, de 15 produtos químicos inorgânicos (metais pesados), 15 produtos químicos orgânicos (solventes) e 07 produtos químicos secundários da desinfecção domiciliar. Com tudo isso dentro da água ainda pode considerá-la potável.

Diferente da União Européia, em que o controle é mais rigoroso à contaminação da água, o Brasil vem a cada nova revisão – leia o boxe – aumentando e aceitando a poluição da nossa água com produtos que são responsáveis por doenças como o câncer. Por exemplo, o Glisofato, que continua sendo permitido num valor de 500mg\l, um valor altíssimo. A nova Portaria também não estabeleceu um total máximo de VMP da soma dos agrotóxicos que a água potável pode conter, ou seja, o máximo permitido de cada um dos 27 tipos de agrotóxicos.

Situações no Estado

A discussão da água não para por ai! É ponto forte, já que somos o segundo estado brasileiro em potencial hídrico. Com isso, Mato Grosso desperta atenção das indústrias energéticas que, ao longo dos anos, são as responsáveis pela construção de mais de 30 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) já instaladas, além de estarem prevista a construção de mais de 50 PCHs. O discurso é sempre o mesmo, gerar energia limpa. Mas devemos entender que mesmo a energia sendo produzida pela concentração e a força da água, esse processo de implantação causa danos ao meio ambiente. Desses impactos ambientais, podemos destacar a poluição da água, decorrente da liberação de gases como óxido nítrico (NO2) e o gás sulfuroso (SO2).

Além disso, somos o estado símbolo do Agronegócio, modelo de produção agrícola vigente no país. O Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos e usou no ano de 2010 mais de 983 milhões de litros em suas lavouras. Mato Grosso é o campeão nacional, sendo que dos 141 municípios, 24 tem 80% de desmatamento e 30 com 60%, são os responsáveis por produzirem 90% dos produtos agrícolas e consumir 90% dos agrotóxicos e fertilizantes químicos. Dentre os vários impactos da cadeia produtiva do agronegócio, também podemos destacar a contaminação da água provocada pelas inúmeras formas de pulverização dos venenos – agroquímicos – nas lavouras.

A culpa é de quem?

Se hoje sofremos ameaça pela escassez de água potável, temos como culpados, os grandes investidores que fomentam os fatores citados: Hidroelétricas, o Agronegócio e o próprio governo. É preciso destacar que temos culpa neste processo também, entender que enquanto cidadãos, somos os responsáveis por eleger cada político, e assim passar o controle dos nossos meios de produção e bens naturais. E é necessário nos reeducarmos enquanto consumidoras. Sabe aquele banho demorado, a torneira pingado, o número excessivo de descargas e lavagens de roupa. Tudo isso contribui para a “futura falta de água potável no Brasil e no mundo.”

Nós do Comitê Mato-grossense da Campanha Nacional Contra os Agrotóxicos e Pela Vida e do Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento desejamos a você um ótimo dia de celebração da água e queremos contar com sua ajuda para melhorar essa situação.

Ao consumir, tomar banho, comprar alimentos pense no processo que envolveu a água.

Faça valer a maior riqueza da nação – Água é vida! E vida não precisa de veneno!

Faça o download do texto diagramado: panfleto água – baixarImprima sua cartilha e #compartilhe!

Caio B.O.B. – Jornalista do Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento – FORMAD

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias