Pesquisar
Close this search box.

MST tranca BR-163 e inicia semana de lutas

Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária e Contra a Impunidade – Acabar com a miséria no campo tem nome: Reforma Agrária

FOTO: MST divulgação

Começou nesta segunda-feira, 16, com o trancamento da BR-163, uma série os atos políticos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Mato Grosso nas Jornadas de Lutas 2012.

Na madrugada 400 sem-terra de seis assentamentos da região de Sorriso trancaram a rodovia federal e só vão liberá-la após negociação com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Abril é mês de luta pela reforma agrária.

Nos próximos dias, o MST fará várias atividades na capital e interior, como debates em escolas, universidades e mobilização exigindo os avanços da reforma agrária em Mato Grosso.

Todo mês de abril o MST realiza atividades públicas com a intenção de chamar a atenção da sociedade brasileira para os graves problemas fundiários persistentes no país, o latifúndio, a grande quantidade de famílias ainda sem-terra acampadas pelas beiradas de estradas e este ano o destaque será para a impunidade.

Os sem-terra também reivindicam qualidade de vida nos assentamentos e a desapropriação de novas áreas para assentar as 186 mil famílias acampadas em todo Brasil segundo dados do próprio Incra.

Quanto à impunidade, dia 17 de abril completa 16 anos do massacre em Eldorado de Carajás, no Pará, e os dois únicos punidos pelas 21 mortes de trabalhadores sem-terra estão livres. Em homenagem a estes trabalhadores assassinados foi criado no Brasil um Projeto Lei instituindo o dia 17 de Abril como o Dia de Luta Pela Reforma Agrária e a nível internacional a Via Campesina, organização que congrega os movimentos de lutas pela terra nos cinco continentes, declarou como Dia Internacional de Luta Camponesa.

Programação do “Acampamento Falta da Reforma Agrária”
Local – Praça Ulisses Guimarães – em frente ao Shopping Pantanal
Data: 15 a 20 de abril

Atividades
16/04 – 08:00 horas – Mobilização Nacional pela Reforma Agrária
16/04 – 10:00 horas – Entrega da pauta no Governo do Estado no Palácio Paiaguás
16/04 – A partir das 15:00 – Entrega de pautas nas Secretarias de Estado Seduc, Sedraf, Saúde,
17/04 – 08:00 horas – Ato simbólico em memória dos 21 assassinados de Eldorado de Carajás
17/04 – 15:00 horas – Caminhada pelo CPA e Ato Político no Tribunal de Justiça de MT, contra a Impunidade e em memória dos Mártires de Eldorados dos Carajás
18/04 – 08:00 horas – Caminhada juntamente com os povos Indígenas – Ato na Assembleia Legislativa de MT
18/04 – 15:00 horas – Caminhada pelo CPA pautando os órgão públicos
19/04 – 08:00 horas – Caminhada pelo CPA pautando os órgão públicos
20/04 – 08:00 horas – Caminhada pelo CPA pautando os órgão públicos

FONTE: Keka Werneck – Assessoria do MST

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias