Acompanhando um movimento nacional, Cuiabá também será palco de uma manifestação em defesa dos povos indígenas, em especial os Guarani Kaiowá do Mato Grosso do Sul e os Xavante da Terra Indígena de Maraiwatsede, em Mato Grosso. O ato será nesta sexta-feira, 9, às 16h na praça Ulisses Guimarães, em frente ao Pantanal Shopping.
No evento criado no Facebook já há quase 300 confirmações de presença. O caso dos Guarani Kaiowá ganhou destaque nacional após a divulgação de uma ameaça de suicídio coletivo por parte dos indígenas. Essa etnia sofre com o avanço das propriedades rurais sobre suas terras. A questão virou um caso viral na internet, principalmente no Facebook, e conquistou a mídia nacional.
O movimento em Cuiabá foi iniciado também pelo Facebook por um grupo de professores e estudantes da UFMT, buscando ajudar os Guarani Kaiowá da situação de injustiça, demarcação de terras e constantes suicídios, além da situação de miserabilidade em Mato Grosso do Sul.
Militantes dos movimentos sociais e populares do Estado somaram-se ao grupo, que redigiu um manifesto em apoio à causa indígena. Leia aqui.
Movimento Internacional
Diversas manifestações já foram realizadas em algumas cidades, mas o dia 9 de novembro ficará marcado como um dia de grandes mobilizações. São 49 atos marcados em cidades de todos os estados (confira a lista completa) do Brasil, além de 3 protestos internacionais no México, Alemanha e Portugal.
Mais informações
Herman – celular: 9223-0242 e Secretaria Formad: 33597640