Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá também terá manifestação em defesa dos povos indígenas

Acompanhando um movimento nacional, Cuiabá também será palco de uma manifestação em defesa dos povos indígenas, em especial os Guarani Kaiowá do Mato Grosso do Sul e os Xavante da Terra Indígena de Maraiwatsede, em Mato Grosso. O ato será nesta sexta-feira, 9, às 16h na praça Ulisses Guimarães, em frente ao Pantanal Shopping.

Oficina de preparação para o Ato do dia 9 de novembro em Cuiabá – (FOTO: Caio B.O.B./FORMAD)

No evento criado no Facebook já há quase 300 confirmações de presença. O caso dos Guarani Kaiowá ganhou destaque nacional após a divulgação de uma ameaça de suicídio coletivo por parte dos indígenas. Essa etnia sofre com o avanço das propriedades rurais sobre suas terras. A questão virou um caso viral na internet, principalmente no Facebook, e conquistou a mídia nacional.

Encontro na UFMT para socialização das problemáticas indígenas – (FOTO: Caio B.O.B./FORMAD)

O movimento em Cuiabá foi iniciado também pelo Facebook por um grupo de professores e estudantes da UFMT, buscando ajudar os Guarani Kaiowá da situação de injustiça, demarcação de terras e constantes suicídios, além da situação de miserabilidade em Mato Grosso do Sul.

Militantes dos movimentos sociais e populares do Estado somaram-se ao grupo, que redigiu um manifesto em apoio à causa indígena. Leia aqui.

cartazes para Ato em Cuiabá – (FOTO: Caio B.O.B./FORMAD)

Movimento Internacional

Diversas manifestações já foram realizadas em algumas cidades, mas o dia 9 de novembro ficará marcado como um dia de grandes mobilizações. São 49 atos marcados em cidades de todos os estados (confira a lista completa) do Brasil, além de 3 protestos internacionais no México, Alemanha e Portugal.

Mais informações

Herman – celular: 9223-0242 e Secretaria Formad: 33597640

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias