Pesquisar
Close this search box.

Mapa do Idec mostra que não existem feiras orgânicas no Mato Grosso

Considerado como um dos estados mais produtores do mundo, Mato Grosso não possui estruturas permanentes de feiras orgânicas.

Existem mais de 15 feiras orgânicas no estado do Rio de Janeiro- (FOTO: Divulgação)

Está disponível na página do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – Idec, o Mapa das Feiras Orgânicas no Brasil. Com o objetivo de tornar os produtos orgânicos mais acessíveis aos consumidores e fomentar uma alimentação saudável, o Idec lançou o Mapa de Feiras Orgânicas e Grupos de Consumo Responsável.

O mapa disponível no site do Idec mostra que não existem feiras orgânicas no estado de Mato Grosso. É possível localizar somente um núcleo de economia solidária, no município de Alta Floresta, o Instituto Ouro Verde, que é uma organização não governamental fundada em 1999 que possui como foco de atuação a participação social. Cuiabá é uma das 5 capitais brasileiras que não possuem uma única feira orgânica. As outras capitais são: Boa Vista, Macapá, Palmas e São Luiz.

Em Mato Grosso a produção agrícola todos os anos bate recorde durante as safras. Por conta disso, agronegócio é favorecido e utiliza todos os acessos financeiros e técnicos do governo e grupos privados para cada vez mais expandir suas lavouras.

Do outro lado, estão os agricultores familiares que sempre enfrentam problemas para conseguir financiamento junto aos bancos, obter sementes crioulas e assistência técnica com foco na agroecologia.  Porém, mesmo assim a produção desse pequeno grupo também bate recordes; O mercado de orgânicos no Brasil obteve a taxa anual de crescimento de 20%, são mais de 90 mil produtores nesse mercado, sendo 90% agricultores familiares, agroecológicos e orgânicos.

Caio B.O.B. – Jornalista do Fórum Mato-Grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento – FORMAD

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias