Pesquisar
Close this search box.

Seminário sobre Políticas Públicas levantou a importância do uso coletivo da terra

Último dia do Seminário promovido pelo FORMAD abordou sobre as estratégias de enfrentamento para os movimentos socioambientais atuarem em rede

Chegou ao fim nesta terça feira (26/03), o Seminário sobre Políticas Públicas, realizado pelo Fórum Mato-Grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento – FORMAD, na sala Viola de Cocho, no Mato Grosso Palace Hotel, localizado na Rua Joaquim Murtinho, 170, centro, em Cuiabá. Vários representantes dos movimentos socioambientais do estado discutiram durante os dois dias de seminário temas como o controle social, políticas públicas, crescimento econômico como condição de inclusão, o novo código florestal e experiência em agroecologia.

Grupos de discussões  durante o Seminário sobre Políticas Públicas – (FOTO: Caio BOB/FORMAD)

Durante a tarde do último dia tivemos 30 minutos de grupos de discussões entre as filiadas, com o intuito de chegarmos a uma conclusão de um bem comum, e ficou claro que audiências públicas são espaços precário em nosso estado, pois precisamos da participação comunitária de cada região para diferentes focos. De acordo com os participantes do seminário, o FORMAD é de suma importância, pois é através do Fórum que as comunidades irão acompanhar o novo código florestal, de como foi a mudança do código para a agricultura familiar e fazer assim várias discussões amplificadas nos próximos seminários regionais.

Participantes de vários municípios foram divididos em grupos de trabalhos – (FOTO: Caio BOB)

Ao fim do dia os participantes chegaram a conclusão que é preciso unir as ações e elaborar estratégias de atuação em rede para fazer o enfrentamento, como por exemplo, no caso da regularização fundiária, que sofre forte pressão devido á apropriação de terras por latifundiários. Foi sugerido também uma alternativa de fixação do agricultor no campo, ofertando possibilidades de ações sustentáveis  para  a manutenção do seu modo de vida no campo.

O Fórum Mato-Grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento – FORMAD agradece a todos que puderam estar presentes no evento, que colocaram em pauta suas opiniões e sugestões, só com seminários como este vamos poder estar olhando o solo como uso coletivo.

Mayara Haísa, Secretaria Executiva do Fórum Mato-Grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento – FORMAD

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias