Pesquisar
Close this search box.

FORMAD divulga dados sobre os Agrocombustíveis em MT

Os resultados da pesquisa sobre os agrocombustíveis estão sendo divulgados em Barra do Bugres, Sinop e Cuiabá.

Começou nesta semana os seminários regionais promovidos pelo Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento – FORMAD para a divulgação dos dados coletados sobre os agrocombustíveis. Os seminários fazem parte da metodologia do projeto desenvolvido nas regiões da bacia do alto Paraguai e do médio norte mato-grossense. O objetivo é apresentar para as comunidades e sociedade os dados e informações sobre os problemas socioambientais gerados pelas monoculturas de cana-de-açúcar e soja, matérias primas para produção de agrocombustíveis (biocombustíveis).

Kit de produtos com os dados sobre os agrocombustíveis em MT (FOTO: Caio B.O.B./FORMAD)

Durante quase dois anos o FORMAD desenvolveu o projeto “Avaliação dos impactos socioambientais da produção de agrocombustíveis em Mato Grosso (cana-de-açúcar e soja)” coletando dados fornecidos pelas comunidades que são diretamente atingidas, pelo atual modelo agroexportador em Mato Grosso. O projeto realizou cruzamento de dados oficiais do governo e dados comunitários, que foram extraídos através do trabalho de campo com os pequenos agricultores, ribeirinhos, pescadores, indígenas e populações tradicionais e locais dos municípios de Barra do Bugres, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Nova Mutum, Tapurah, Peixoto de Azevedo, Feliz Natal, Nova Ubiratã.

Debate realizado em Barra do Bugres sobre o livro “Dois casos sérios em Mato Grosso. A soja em Lucas do Rio Verde e a cana-de-açúcar em Barra do Bugres” – (FOTO: Caio B.O.B/FORMAD)

O projeto sobre os agrocombustíveis surge em um momento que o mundo busca soluções para os atuais problemas climáticos e a escassez de petróleo. O aumento mundial no consumo de energias e combustíveis estão forçando a implementação de alternativas energéticas renováveis.

Para se produzir, é preciso plantar e para plantar precisa de terras.

Os famosos BIOCOMBUSTÍVEIS (etanol e biodiesel), não são sustentáveis. Por isso não são apresentados os problemas originados na sua produção para a sociedade. Para produção do etanol é preciso de cana-de-açúcar; na produção do biodiesel é utilizada mamona, girassol, milho e principalmente a soja, entre outras matérias provenientes da agricultura. As terras que deveriam produzir alimento para a população estão sendo utilizadas para produzir combustíveis para carros e máquinas. Essa questão é o eixo central da discussão sobre sustentabilidade que o projeto destaca.

Além desse problema na produção dos agrocombustíveis, a questão do modelo dominante no país, o agronegócio, acaba gerando forte pressão na vida social dos pequenos agricultores, pescadores e comunidades tradicionais que ficam a margem desse desenvolvimento estimulado pelo agronegócio. Um exemplo constatado na pesquisa é que 90% dos alimentos consumidos no “celeiros do mundo” (Mato Grosso) vêm de outras regiões, como Paraná e São Paulo (1.800 a 2.000 km de distância).

Projeto e fortalecimento dos atingidos

Algumas lideranças do município de Barra do Bugres assistindo ao documentário “Dois casos sérios sobre agrocombustíveis” – (FOTO: Caio B.O.B./FORMAD)

Os dados foram coletados dentro das comunidades e por meio de seminários participativos realizados desde 2012 nos municípios de Barra do Bugres e Lucas do Rio Verde principalmente. Os dados do projeto do FORMAD foram resumidos em 1 livro, 1 caderno pedagógico e em um curto documentário que retratam a realidade vivida pelos atingidos, e os impactos socioambientais causados nas regiões produtoras de Cana e Soja. Esse kit de produtos (livro, caderno e documentário) estão disponíveis no site do FORMAD.

Esses produtos e o projeto foram idealizados para ajudar os grupos e movimentos sociais, em futuras articulações e denúncias sobre os impactos e suas reais condições de vida. O FORMAD esteve em articulação com os sindicatos dos trabalhadores rurais, associações indígenas e quilombolas, cooperativas da agricultura familiar, UFMT, UNEMAT e prefeituras. Com objetivo de ser o canal de diálogo entre esses atores sociais, o FORMAD realizou o projeto, para fortalecimento desses grupos e denúncia desse modelo.

Seminários regionais

Os seminários regionais para divulgação dos dados e do projeto estão sendo realizados em três municípios polos do estado. O primeiro esta sendo realizado no município de Barra do Bugres que vai até o dia 20 de junho.

O próximo seminário será no município de Sinop, no auditório da UNEMAT, nos dias 24 e 25 de junho. As inscrições já estão abertas – clique aqui –

O último seminário regional será em Cuiabá nos dias 27 e 28 de junho, no auditório do Instituto e Saúde Coletiva da UFMT. As inscrições já estão abertas – clique aqui –

Os interessados em participar dos seminários podem realizar suas inscrições online ou em contato com a Secretária Executiva do FORMAD. A participação é aberta para toda sociedade e são gratuitas. Haverá ainda uma pequena ajuda de logística (alimentação e hospedagem) e emissão de certificado para os participantes.

Para mais informações:

Secretaria Executiva do FORMAD:
Tel: +55 (65) 3359-7640 ou 3359-7641
e-mail: secretaria.formad@gmail.com
Assessoria dos seminários regionais: +55 (65)9984 4134 (João)

Para fazer o download (clique aqui) do Livro “Dois casos sérios em Mato Grosso. A soja em Lucas do Rio Verde e a cana-de-açúcar em Barra do Bugres”

Para fazer o download (clique aqui) do Caderno “Dois casos sérios em Mato Grosso. A soja em Lucas do Rio Verde e a cana-de-açúcar em Barra do Bugres”

Para assistir (clique aqui) ao documentário “Dois casos sérios sobre agrocombustíveis”

Caio B.O.B. – Jornalista do Fórum Mato-Grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento – FORMAD

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias