Pesquisar
Close this search box.

DIÁLOGOS DE SABERES

OS IMPACTOS DAS REPRESAS E DA FRAGMENTAÇÃO DOS RIOS NA PESCA ARTESANAL E MODOS DE VIDA LOCAIS NO PANTANAL.

Foto de divulgação

A conservação do Pantanal é compromisso e responsabilidade de todos.

A Bacia Hidrográfica do Rio da Prata abriga a maior área úmida de águas doces do planeta: o Pantanal, reconhecido internacionalmente por sua grande diversidade biológica e variadas paisagens representativas de diversos biomas, como o Chaco,Cerrado, Amazônia, Mata Atlântica e Bosque Chiquitano,entre outros.O Pantanal estende-se por territórios no Brasil, Bolívia e Paraguai.É um dos principais berçários da fauna e flora do planeta.

Região de cultura rica, com comunidades tradicionais, indígenas, áreas urbanas e rurais que se mesclam e interagem, superando as fronteiras dos países e gerando a identidade Pantaneira.

A pesca artesanal desenvolve um papel crucial para os modos de vida locais,fazendo parte da tradição transmitida entre gerações e sendo uma importante fonte de segurança alimentar, geração de trabalho, renda e equidade social.

As águas do Pantanal nascem na região do Planalto da Bacia do Alto Paraguai (BAP). Assim, é impossível pensar na proteção do Pantanal sem considerar o Planalto.

A fragmentação dos rios e as alterações nos processos ecológicos do Pantanal podem repercutir em grande parte da Bacia do Prata, afetando mais de 20 milhões de pessoas que dependem das áreas úmidas desses sistemas para viver.

 

As decisões sobre os processos de transformação territorial do BAP devem ser realizadas de forma transparente e dialogada a partir de uma abordagem transfronteriça, com amplo envolvimento de representantes da sociedade civil, governos e setores interessados.

O Evento promoverá um espaço rico para a colaboração, intercâmbio de informações e aprendizagem.

Estarão reunidos: pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, lideranças e representantes da pesca, pescadores artesanais, autoridades públicas, além de entidades não governamentais do Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Holanda.

Programação:

Data: Nos dias 12 e 13 de novembro, seminário diálogo dos saberes. Abertura dia 12, às 9:00 h no Auditório Edivaldo Reis, na Cidade Universitária em Cáceres/UNEMAT. Outros períodos: Hotel Vilage

Dia 14 de novembro: DIA DO RIO PARAGUAI e FEIRA PANTANEIRA. Início: 7h, no Cais da Praça Barão do rio Branco.

14 e 15 de novembro: Assembleia da Rede Pantanal.

Para mais informações clique aqui.

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias