Pesquisar
Close this search box.

Setores se mobilizam para cobrar clareza das condicionantes para construção da Usina de Sinop antes da Licença de Instalação

Foto de divulgação
Djhuliana Mundel especial para o Fórum Teles Pires

A um passo de conseguir a Licença de Instalação (LI) para construção da Usina Hidrelétrica de Sinop (UHE-Sinop) o conjunto de instituições que formam o Energético Sinop, consórcio responsável pela obra, ainda não atendeu as condicionantes estabelecidas no parecer de 2012 da SEMA no momento da concessão da Licença Prévia (LP), como a falta de detalhamento das medidas mitigatórias dos impactos que serão causados no Projeto de Assentamento (PA) 12 de Outubro, Gleba Mercedes e colônia de pescadores Z-16, distribuídos nos municípios de Sinop e Cláudia, e impactados diretamente pela obra.

Apesar da participação do Ministério Publico Federal e Estadual de Sinop, a empresa responsável pela obra não detalhou o Projeto Básico Ambiental (PBA) durante reunião realizada com os assentados, colônia de pescadores e demais setores, no final de fevereiro, no Fórum Estadual da cidade. O PBA é o documento em que a empresa responsável pela construção da usina descreve, com detalhes, as ações que serão feitas para mitigar os impactos da obra. “Para todas as reivindicações feitas pelos assentados, a empresa disse somente que seriam atendidos após a obtenção da LI, sem detalhar como isso será feito”, disse Edilene Fernandes, representante do Fórum Teles Pires, rede que acompanha as discussões sobre usinas hidrelétricas previstas para o rio Teles Pires.

Preocupados com essa situação, diversos segmentos de Sinop que serão atingidos tem se mobilizado. Uma reunião entre a Associação dos Municípios Impactados pelas Usinas (Amiu), os assentados e os demais setores afetados pela construção está marcada para esta segunda-feira (10), às 14h, com o secretário de Estado de Meio Ambiente, José Lacerda, na sede da Sema-MT, em Cuiabá, para cobrar o cumprimento das condicionantes estabelecidas na LP antes que a Licença de Instalação seja liberada.

A representante do Fórum Teles Pires alerta para o risco da liberação da Licença de Istalação sem que as condicionantes estabelecidas na Licença Prévia sejam atendidas. “Existem casos de hidrelétricas que foram licenciadas sem o detalhamento das condicionantes e a médio e longo prazo tiveram consequências graves”, explica Edilene, em referência ao decreto de emergência emitido em dezembro de 2013 pelos municípios de Alta Floresta e Paranaíta, por “excesso populacional” e falta de recursos para prestar serviços básicos essenciais, como saúde e educação. Os dois municípios alegam que com a construção da usina Teles Pires, iniciada em 2011, o número de habitantes cresceu em mais de 50% mas os PBAs não atenderam este aumento de demanda por falta de detalhamento das ações de mitigação.

O reservatório da UHE Sinop inundará 33 mil hectares entre os municípios de Cláudia e Sinop, localizados às margens da BR-163, na região norte de Mato Grosso. A previsão é de que essa UHE gere 400 MW e funcione como uma caixa d’água para as demais usinas previstas no complexo Teles Pires, regulando o nível de água distribuído para as UHEs a jusante:  Colider, Teles Pires e São Manoel.

Enviado por Fórum Teles Pires

Publicado em 10 de março de 2014 – 10:04

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias