Pesquisar
Close this search box.

Organizações discutem propostas socioambientais com Lúdio Cabral

Mel Mendes/Formad

Representantes do Fórum Mato-Grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad) e do Fórum de Direitos Humanos e da Terra (FDHT-MT), reuniram-se nesta terça-feira (12) com o candidato ao governo do estado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Lúdio Cabral, para discussão sobre a “Agenda Mato Grosso Sustentável e Democrático: Eleições 2014”. O documento, elaborado e assinado por 36 entidades da sociedade civil, apresenta 72 propostas para o fortalecimento da política ambiental e de direitos humanos em Mato Grosso com o objetivo de que as mesmas sejam incorporadas aos planos de governo dos candidatos.

Na reunião, as organizações expuseram os principais pontos do documento e trataram sobre temas como os impactos do agronegócio, os desafios da agricultura familiar, projetos de construção de grandes hidrelétricas e hidrovias, reforma agrária, regularização fundiária e propostas para melhorar as condições de vida da população, confrontando os temas com o plano de governo do candidato Lúdio Cabral.

O representante do Instituto Burnier e membro da coordenação do Formad, Inácio Werner, afirma que essas questões são enfrentadas pelo movimento social e pela sociedade em geral cotidianamente, mas não aparecem no debate eleitoral, daí a importância de iniciativas como essa. “Alguns desses temas são pautas pelas quais lutamos há mais de 20 anos e que até hoje não foram totalmente efetivadas. Nós, do movimento social, temos a tarefa de continuar batalhando na perspectiva de transformar essas demandas em políticas públicas consistentes”, reforçou Werner.

O candidato petista afirmou que irá estudar, junto com a sua equipe, formas de incorporar as propostas do movimento ao seu programa de governo, já que o mesmo ainda se encontra em construção. “Tenho muita tranquilidade em dizer que as questões ambientais são uma lacuna no meu plano de governo que precisa ser preenchida e os movimentos sociais têm muito acúmulo de debate sobre esses temas e muito a contribuir com a sociedade”, afirmou Cabral durante a reunião.

Ao fim da reunião, ficou pré-agendado um próximo encontro para aprofundamento dos temas. Além disso, o candidato assinou um termo onde se comprometeu a, se eleito, construir junto com as organizações da sociedade civil uma estratégia de diálogo permanente que viabilize a participação popular e o controle social das políticas públicas socioambientais em Mato Grosso.

“Esse é um passo importante, pois as organizações têm um compromisso com a efetivação de canais de comunicação direta entre governo e sociedade para transformar nossas propostas em políticas públicas e fazer um Mato Grosso melhor e mais justo”, afirmou o coordenador geral da Operação Amazônia Nativa (OPAN) e membro da coordenação do Formad, Ivar Busatto.

Nos próximos dias, as organizações devem se reunir com os demais candidatos ao governo do estado. Além disso, será lançada uma plataforma digital para a sociedade conheça as propostas e interaja com as entidades proponentes, criando um espaço democrático de debate.

O documento com as propostas das organizações para a agenda política de Mato Grosso pode ser visto na íntegra aqui

Contatos com a imprensa

Mel Mendes – (65) 3359-7640 / 9984-8334

secretaria.formad@gmail.com

 

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias