Pesquisar
Close this search box.

Formad realiza atividade durante Fórum Social Temático- Energia em Brasília

Organização discutiu os projetos hidrelétricos nas bacias do Paraguai, Teles Pires e Juruena

Mel Mendes/Formad

O Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad) participou do Fórum Social Temático – Energia (FST-Energia), entre os dias 07 e 10 de agosto, em Brasília. A equipe do Formad, composta por representantes de oito organizações, interagiu em diversos espaços de discussão e realizou atividade própria no dia 09 de agosto.

A roda de debate “O estado da arte de projetos hidrelétricos da bacia de Paraguai, Teles Pires e Juruena e os desafios do controle social” apresentou o contexto de cada região e as experiências de resistência à imposição de grandes projetos, assim como os desafios e os avanços de mobilização e controle social desses empreendimentos.

A atividade do Formad teve uma das maiores médias de público do evento, contando com a participação de representantes de organizações da Bolívia, do Peru e da luta contra hidrelétricas de várias regiões do Brasil, como os rios Xingu (PA), Tapajós (PA) e Madeira (RO).

Para a representante da Operação Amazônia Nativa (OPAN), organização membro da coordenação do Formad, Andrea Jakubazko a atividade foi uma oportunidade de levar a problemática dos rios e povos do Mato Grosso a um público maior e trocar experiências com outros grupos e regiões. “A nossa atividade se transformou em uma grande plenária sobre o tema das hidrelétricas, onde pudemos discutir o quanto as bacias estão interligadas e ampliar o nosso olhar, para pensarmos de maneira mais ampla essa questão do modelo energético e suas consequências”, afirmou Andrea.

Para ela, a participação no FST – Energia fortalece o Formad enquanto rede. “Mostramos o formato e diversidade da nossa organização. Mostramos quem somos, como estamos constituídos e as pautas que trabalhamos, que envolvem não só os empreendimentos energéticos, mas a questão da conservação ambiental, segurança alimentar, agricultura familiar e outros”, reforçou.

 Veja fotos do Formad no FST-Energia aqui

Campanha Energia para a Vida

Durante o Fórum Social Temático – Energia foi lançada a campanha nacional ENERGIA Para a Vida!, organizada pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pelo Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social e pela Frente por Uma Nova Política Energética . A campanha propõe a mobilização da sociedade brasileira em favor do uso descentralizado de fontes menos poluentes de energia, como o sol, os ventos e a biomassa, deixando de lado as fontes que ameaçam a vida das pessoas e da Terra. No lançamento, realizado na noite do dia 08 de agosto, foram apresentadas as diversas ferramentas desenvolvidas pela campanha para instigar a reflexão sobre novas formas de pensar a produção e utilização da energia no Brasil.

A Campanha conta com um hotsite onde estão reunidos diversos vídeos que mostram a realidade da política energética brasileira e propostas para novos modelos de produção de energia. Além disso, o site disponibiliza materiais como banners e cartazes digitais para livre utilização e divulgação da campanha. No site, é possível ainda assinar uma petição a favor de novas fontes energéticas, que será encaminhada aos candidatos à presidência como forma de pressão popular por um debate democrático da matriz energética brasileira. 

O Formad também apoia essa campanha e esteve presente no lançamento. “A constituição de espaços de interação e campanhas de construção coletivas como estas é muito importante quando se tem em mente a convergência de forças, especialmente no sentido de cobrar mudanças mais estruturais na política energética e no modelo de produção brasileiro”, afirmou o representante do Fórum Teles Pires, Milton Mauad, que também compunha a equipe do Formad no FST-Energia.

Saiba mais sobre a campanha no site Energia para a Vida

Assine a petição por uma nova política energética brasileira no link

 

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias