Pesquisar
Close this search box.

42ª Assembleia do Cimi

A 42ª Assembleia do CIMI Mato Grosso ocorreu nos dias 18 a 21 de julho no CEFEM, em Nova Xavantina.

A 42ª Assembleia do CIMI Mato Grosso ocorreu nos dias 18 a 21 de julho no CEFEM, em Nova Xavantina.

Tema da assembleia: “INDÍGENAS EM CONTEXTOS URBANOS E URBANIZAÇÃO NAS ALDEIAS”

Participaram ao todo 40 pessoas dos diversos municípios onde atuam com os povos indígenas e também na cidades.

Uma grande preocupação dos e das participantes é sobre a migração dos povos indígenas das aldeias para as cidades em busca de estudo, saúde e a adaptação à vida na cidade, bem como a cidade na vida da aldeia. São mudanças que não se pode proibir de acontecer porque hoje há uma maior comunicação, meios de transporte, liberdade de ir e vir e consequentemente tudo vai sofrendo alterações.

Outra grande preocupação de quem atua diretamente com os povos indígenas é o aumento do consumo de álcool e drogas nas aldeias e fora delas. Iniciativas estão sendo tomadas para informar a população sobre os malefícios do uso e acompanhamento direto a estas pessoas, mas ainda é um problema que precisa ser melhor trabalhado.

Nesta assembleia foi aberto o Ano Vicente Cañas em memória aos 30 anos de sua morte: “Vicente Cañas vive na memória, na luta e resistência dos povos indígenas.”

A mesma contou com a presença de pessoas convidadas e assessoria de Dom Juventino Kestring, bispo de Rondonópolis e Guiratinga e a antropóloga Lúcia Rangel.

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias