Parceria do Brasil com europeus garante projeto sustentável na BR-163

Acordo de cooperação entre a Comunidade Européia e o governo brasileiro vai apoiar a produção sustentável e o fortalecimento da sociedade civil na região.

Redação com assessoria – No início do próximo ano, segundo o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Cláudio Langone, os recursos serão utilizados para a criação do primeiro Distrito Florestal do país, destinado a possibilitar o desenvolvimento econômico da região, regularizar o comércio de madeiras, gerar cerca de 100 mil empregos em quatro anos e preservar o meio ambiente.

Langone lembrou que até 2002 a região da BR-163 passava por um processo crítico de desmatamento e, com o acordo, a situação vai mudar: “Nós temos um conjunto de ações em implementação, como a criação de parques e reservas, a intensificação do combate ao desmatamento e o combate ao trabalho escravo – um novo caminho para o desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente na região”.

A extração de madeira é outro setor que o investimento beneficiará. Dados do Ministério do Meio Ambiente apontam como ilegais 90% da madeira consumida no país e exportada.

Segundo Langone, os lucros vão aumentar com a venda de madeira certificada: “Hoje nós teríamos oportunidade de mercado, principalmente na Europa, para produtos de madeira certificada com alto nível de lucratividade. Foram criadas barreiras na exportação de madeira ilegal que, apesar de serem corretas, impedem a comercialização do produto brasileiro. Por isso, a implementação do Distrito Florestal será uma forma de chegar à exportação desses produtos”.

O Distrito Florestal na BR-163 servirá de exemplo para a criação de dois outros, já em planejamento, na região de Carajás e na da BR-319, que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO).

A importância da BR-163

A BR-163 está sendo completamente pavimentada e é considerada uma rodovia estratégica no transporte da produção agrícola do norte do Mato Grosso até o Porto de Santarém (Pará), garantindo a exportação, principalmente, para os países do Hemisfério Norte. A zona de influência da rodovia coincide com uma importante área de expansão da fronteira da soja. Ali estão instaladas indústrias que processam o grão em óleo ou farelo para exportação.

Em 5 de junho passado, Dia Internacional do Meio Ambiente, o governo federal lançou o Plano BR-163 Sustentável. Naquela data, o governo divulgou parte de um pacote de políticas ambientais, com o objetivo de reduzir os impactos ambientais e sociais provocados pelo asfaltamento da rodovia federal. A BR-163 está situada em um dos pontos com maior diversidade cultural e biológica da Amazônia. Aproximadamente 2 milhões de pessoas vivem na área de influência da estrada, que tem 1.765 quilômetros de extensão, dos quais aproximadamente 800 quilômetros já foram pavimentados.

O Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável para a Área de Influência da Rodovia BR-163 se apóia em três pilares. Primeiro, na implantação do distrito florestal, que manterá a floresta em pé. Segundo, no apoio à produção sustentável na área, incluindo incentivo ao ecoturismo e ao artesanato; terceiro, no fortalecimento da sociedade civil para que o projeto seja consolidado na região.

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