Pesquisar
Close this search box.

Socioambientalistas recebem títulos de cidadãos mato-grossenses

Assessoria com redação – O deputado licenciado Ságuas Moraes (PT) ressaltou a qualidade dos 12 agraciados com Títulos de Cidadão Mato-grossense nesta quinta-feira (23). Entre os homenageados, as jornalistas Valéria Cristina e Creuza Medeiros que para o autor dos títulos são profissionais confiáveis e éticas em reproduzir o discurso do entrevistado. Ságuas é autor do requerimento de concessão de títulos de cidadania às duas jornalistas e outros 10 novos mato-grossenses. Confira a trajetória dos homenageados:

JOÃO ROBERTO BUZATTO – Nasceu no município Frederico Westphalen, (RS). Entrou para a ordem religiosa, Companhia de Jesus onde realizou trabalho pastoral junto às comunidades eclesiais de base e na articulação do movimento dos favelados. Chegou em Mato Grosso em 1988, na cidade de Juara, contribuindo com as ações da paróquia local.
Convidado pelo presidente do Centro de Direitos Humanos Henrique Trindade – (CDHHT) Padre José Ten Cate, para compor a equipe do centro durante 03 anos. Em seguida foi convidado para compor a equipe da Comissão da Pastoral da Terra regional Mato Grosso (CPT/MT), onde permanece. Tem contribuído nas ações do Fórum Estadual pela Erradicação do Trabalho Escravo para a promoção de relações mais justas de trabalho, contribuição junto às comunidades tradicionais, quilombolas e assentamentos de reforma agrária na valorização da agroecologia.

LEONEL WOHLFAHRT – Nasceu em São Luiz Gonzaga (RS). Casado, graduado em Licenciatura em Ciências Exatas e Econômicas, e Engenharia Agronômica e pós-graduação em uso racional dos recursos naturais. Veio para Mato Grosso em 1990. Onde teve destaque na função de organizador das cooperativas agrícolas e criador-fundador do Movimento de União dos Lavradores do Vale do Guaporé (MUL), conquistando a organização de vários Sindicatos de Trabalhadores Rurais da Região. Implantou vários projetos no Centro de Tecnologias alternativas (CTA) que visam principalmente atender a Agricultura Familiar. Coordenou a construção do debate e implantação das questões de gênero, fortalecendo a participação das companheiras mulheres em todos os espaços de decisão nas diversas organizações em que estavam inseridas.
Atualmente é Superintendente Regional do Incra no estado lutando pela construção da melhoria da qualidade de vida dos assentamentos e a viabilização da reforma agrária em Mato Grosso. Vem contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento econômico e social do estado.

VALDEREZ MARIA MONTE RODRIGUES – Auditora fiscal do trabalho em Mato Grosso, militante permanente das causas trabalhistas e defensora irrestrita dos Direitos Humanos. Acreana de nascimento, realizou a sua formação jurídica na Faculdade de Direito da Universidade Católica Dom Bosco em Campo Grande (MS). Em 1995, já morando em Mato Grosso e exercendo a função de auditora fiscal do trabalho, colocou-se à disposição da Secretaria de Inspeção do Trabalho (TEM) No projeto de combate ao trabalho escravo, através dos grupos móveis de fiscalização, tornando-se coordenadora de um desses grupos. No enfrentamento às denúncias sobre trabalho escravo e degradante prestou serviços nas zonas rurais de diversos estados: Acre, Rondônia, Pará, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e outros. Com coragem, ousadia e fidelidade à missão encomendada, valores que lhe mereceram o reconhecimento de diversas instituições e dentre outros o premio de direitos humanos “luta pela vida e contra a violência e a impunidade” pelo Fórum mato-grossense de direitos humanos em Cuiabá.
Aposentou-se em 2004, mas continua militando na defesa dos direitos humanos, atualmente é vice-presidente da Associação Mato-grossense dos Auditores Fiscais do Trabalho (Amafit) e membro do fórum de combate e erradicação do trabalho escravo em Mato Grosso.

VICENTE JOSÉ PUHL – Filósofo – mestre em Educação Pública e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Mato Grosso. Casado com Claudia Maria Calório, cuiabana de nascimento, pai de dois filhos natural da cidade de Santo Cristo (RS). Chegou para Mato Grosso no ano de 1987, para trabalhar no município de Vila Bela da Santíssima Trindade, representando a Federação de órgãos para Assistência Social e Educacional – fase – (organização de educação e desenvolvimento), foi nessa cidade que iniciou a sua aproximação com a realidade desta terra. Foi professor da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) em Pontes e Lacerda. Atualmente é Coordenador Regional em Mato Grosso do Programa Segurança Alimentar e Agroecologia da FAZER e membro da coordenação geral do Fórum Mato-Grossense de Meio Ambiente e Ddesenvolvimento (Formad), entidade que agrupa aproximadamente 35 organizações sociais.
Vicente Puhl trabalha arduamente junto aos pequenos produtores rurais, posseiros, clientes da reforma agrária, agricultores(as) familiares, tendo como objetivo que essas pessoas consigam ser autônomas, sobrevivam dos frutos da terra e vem também contribuindo de forma incansável para que essas famílias possam elaborar projetos de desenvolvimento sustentável que, respeitando o meio ambiente, valorizem as suas tradições culturais e saberes e lhes permitam viver com dignidade.

Os demais homenageados foram: Afonso Dalberto, Antônio José Zanatta, Creuza Maria Medeiros, Francisco João Ourives Charneca, Valéria Cristina Da Silva, Valdir Mendes Barranco, Lídio Ioris, Osmar Rossetto.

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias