Pesquisar
Close this search box.

Eleição para o Conselho Deliberativo do FNMA termina em junho

Para participar, as instituições devem estar inscritas no Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas - CNEA.

Redação com assessoria MMA – Está em andamento o processo eletivo dos cinco novos representantes da sociedade civil para o Conselho Deliberativo do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA). A eleição é totalmente eletrônica, mas poderão votar apenas os representantes legais. Para participar, as instituições devem estar inscritas no Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas – CNEA. Cada entidade receberá o endereço eletrônico e uma senha para ter acesso à votação.

Cada senha poderá ser usada apenas uma vez. As vagas serão preenchidas pelas organizações que tiverem o maior número de votos em cada uma das regiões geográficas brasileiras. Os votos serão registrados no prazo de quarenta dias corridos. A eleição se encerra no dia 22 de junho com a divulgação das entidades escolhidas. A entidade mais votada de cada região será considerada a titular da vaga. A segunda colocada será eleita suplente. Em caso de empate, vencerá a instituição com o registro mais antigo no CNEA.

Ao longo de 18 anos de existência, o FNMA já apoiou mais de 1.300 projetos socioambientais e destinou cerca de R$ 170 milhões para financiar iniciativas que contribuem para a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais e o apoio às comunidades em todo o território nacional.

O Conselho Deliberativo do FNMA é composto por 17 membros e respectivos suplentes. A partir de 2006, o conselho atingiu a paridade entre governo e sociedade. O governo federal tem três representantes do Ministério do Meio Ambiente, dois do Ibama, um da Agência Nacional de Águas e um do Ministério do Planejamento.

A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) e a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma) representam, respectivamente, os governos estaduais e municipais no âmbito do conselho. A sociedade civil também participa do órgão por meio de cinco entidades ambientalistas representantes das regiões geográficas do país e também do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama); Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (FBOMS).

Lista de de Mato Grosso do Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas – CNEA

ASSOCIAÇAO DIAMANTINENSE DE ECOLOGIA – ADE
ASSOCIAÇÃO DO CENTRO DE TECNOLOGIA ALTERNATIVA – CTA
ASSOCIAÇÃO ECOLÓGICA MELGASSENSE – AMEC
ASSOCIAÇÃO MATOGROSSENSE DE PROTEÇÃO E RECUPERAÇÃO AMBIENTAL – AMPARA
ASSOCIAÇÃO RONDONOPOLITANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL – ARPA
FUNDAÇÃO DE APOIO A VIDA NOS TRÓPICOS – ECOTROPICA
GRUPO ARAREAU DE PESQUISA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
INSTITUTO ARAGUAIA VERDE – IAV
INSTITUTO CENTRO DE VIDA – ICV
INSTITUTO MATOGROSSENSE DE DIREITO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL – IMADEA
ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL AMBIENTALISTA RONCADOR ARAGUAIA – ONGARA
PANTANAL DO MIMOSO – SOCIEDADE AMBIENTALISTA – PAM
SOCIEDADE CIVIL PARA O DESENVOLVIMENTO SÓCIO-AMBIENTAL E CULTURAL – SSAC – SOCIEDADE FORMIGAS

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias