Pesquisar
Close this search box.

Áreas protegidas e desenvolvimento são discutidos no Xingu

Realizado pela CPT-Araguaia, Associação Terra Viva e o Formad, o evento acontece em Canabrava do Norte

A importância da conservação da Áreas de Preservação Permanente (APPs) e a Reserva Legal e como um desenvolvimento alternativo pode garantir práticas produtivas são o tema do Seminário Áreas Protegidas e Desenvolvimento Alternativo. Realizado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT-Araguaia), Associação Terra Viva e o Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (FORMAD), o evento acontece no município de Canabrava do Norte (1.215 km de Cuiabá) e conta com o apoio da prefeitura municipal.

O primeiro dia do seminário inicia com uma apresentação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) sobre o desmatamento no município e esclarecimentos sobre a Área de Preservação Permanente e Reserva Legal. Na seqüência haverá uma apresentação do Instituto Socioambiental (ISA), sobre a Campanha Y Ikatu Xingu, que está envolvendo diversos segmentos da sociedade pela recuperação e proteção das nascentes e cabeceiras do rio Xingu.

 

A Campanha de Valorização das Áreas Protegidas, do Formad será apresentada pela coordenadora de projetos do Formad, Solange Pereira. Iniciada em 2005, a campanha estimula a sensibilização das pessoas frente a necessidade de se garantir a proteção dos espaços naturais ricos em biodiversidade e que garantam menores impactos das atividades humanas.

 

Ainda no primeiro dia a Associação de Educação e Assistência Social Nossa Senhora Assunção apresentará uma campanha de combate ao fogo.

 

No segundo dia será apresentado o programa Gestão Ambiental Rural (Gestar Araguaia) e suas interfaces nas articulação das Políticas Públicas e Meio Ambiente. Na seqüência a Associação Terra Viça e a Comissão Pastoral da Terra (CPT) debateram sobre técnicas agrícolas sustentáveis, como o cultivo sem o uso do fogo e os sistemas agroflorestal e silvopastoril, que estimulam o plantio de diversas espécies de plantas, diminuindo ou até mesmo excluindo a necessidade de uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos.

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias