Pesquisar
Close this search box.

Destruição da aldeia Halataikwa dos Enawene Nawe

Opan divulga nota pública pedindo contribuições para minimizar os prejuízos provocado por um incêndio

Opan – Ao meio dia de segunda-feira (15), um incêndio de grandes proporções destruiu completamente a aldeia Halataikwa do povo Enawene Nawe, noroeste de MT. Todas as doze casas comunais que abrigam 510 pessoas foram devoradas pelo fogo em menos de vinte minutos. A casa das flautas sagradas do Yãokwa também foi destruída. Quatro pessoas tiveram ferimentos por queimaduras de segundo grau e ainda na tarde de ontem foram transferidas para o hospital de Brasnorte, após serem medicados ainda na aldeia pela equipe de saúde OPAN/FUNASA. Dezenas de pessoas tiveram ferimentos leves e foram medicados no local.

O incêndio teve início acidentalmente, provocado por uma mulher ao queimar insetos. A cobertura e as divisões internas das casas (hakolo) são feitas de palhas de buriti e por estarem extremamente secas e quentes no horário do acidente (meio dia) praticamente não houve tempo de retirar os pertences e alimentos guardados no interior das casas. As doze casas, com aproximadamente 50 metros cada e a casa das flautas foram devoradas em poucos minutos, pois o vento era forte e tochas de fogo de dezenas de metros jogavam fagulhas que fizeram generalizar o incêndio.

O calor provocado na aldeia era infernal e por esta razão muito pouco foi possível salvar. Pilões, peneiras, bacias, raladores, redes de dormir, adornos, panelas de barro e de alumínio, facas, facões, machados, material de pesca, além de grande quantidade de massa de mandioca e milho foram totalmente queimados.

Algumas lonas plásticas que estavam guardadas no depósito de combustíveis foram utilizadas para abrigar as crianças recém nascidas e pessoas idosas. Todas as outras pessoas acomodaram-se em acampamentos na mata próxima.

Halataikwa é aldeia nova, construída no final de 2006. Ainda não há folhas de buriti por perto, pois o estoque fora todo usado no ano passado.

Os povos indignas da região, Myky, Rikbatsa, Irantxe e Paresi já estão se mobilizando para contribuir com alimentos e utensílios para socorrer os co-irmãos.

A FUNAI, FUNASA, Casa Civil, além de pessoas individualmente já estão entrando em contato e se mobilizando para contribuir com os Enawene Nawe.

A OPAN disponibilizou uma conta bancária para receber contribuições que serão integralmente utilizadas para minorar as conseqüências deste grave acidente para os Enawene Nawe:

HSBC Bank Brasil S.A.
Agência: 0233
Conta Corrente: 13003 93
Código SWIFT:. BCBBBRPR

Em nome de:
OPERAÇÃO AMAZÔNIA NATIVA – OPAN
CNPJ: 93.017.325/0001-68
Avenida Ipiranga, 97, bairro Goiabeira
CEP: 78.020-810 – Cuiabá – MT, Brasil

As necessidades materiais imediatas são as seguintes:

– lonas para abrigos (cerca de 32 rolos –  50×08); 100 machados; 150 facas; 120 facões; 12 Cavadeiras; 50 enxadas;200 limas; 200 redes; panelas de alumínio de 50 e 100 litros; galões de 20 e 50 litros; bacias médias e grandes de alumínio; milho (base alimentar fundamental para eles) e material de pesca (anzóis e linhadas) e combustível (óleo diesel, gasolina e óleo náutico) para transporte e construção da nova aldeia.

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias