Pesquisar
Close this search box.

Agricultores, gestores municipais e educadores dão o segundo passo para o desenvolvimento sustentável

A distância entre o sonho e a realidade, na maioria das vezes, é muito grande para quem deseja mudar a situação socioambiental, seja de um município, seja de uma comunidade. Mas isso não pode ser entendido como um obstáculo, mas como um desafio a ser vencido, passo-a-passo, uma etapa por vez. Esta foi a principal lição que 160 pessoas, entre agricultores familiares, educadores, agentes socioambientais e profissionais dos movimentos sociais e de órgãos governamentais tiveram num encontro, realizado nos dias 07 e 08 de março em Canabrava do Norte (a 1.132 km de Cuiabá), na região do Xingu mato-grossense.

O objetivo do encontro era o de avaliar as diversas ações planejadas no Seminário Áreas Protegidas e Desenvolvimento Alternativo, realizado no município em julho de 2007, onde cada segmento se comprometeu a realizar uma série de atividades visando promover uma melhoria na qualidade ambiental e na busca de alternativas sustentáveis para a região. Embora, muitas das propostas não tenham conseguido êxito, Solange Pereira, coordenadora do Fórum Matogrossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento – FORMAD no projeto Governança Florestal, avalia que o resultado fora positivo. “Neste encontro, tivemos a certeza de que as comunidades e educadores tem capacidade de elaborar e executar projetos, além de entender a urgência de ações socioambientais”, afirmou. Para ela, não falta energia. É preciso mais empoderamento e mais apoio institucional de órgãos governamentais e não-governamentais. “Mesmo com essa carência, houve muitos avanços”, destaca.

Entre estes avanços estão os agricultores do assentamento Manah e Jandaia, onde oito famílias realizaram experimentos de agrofloresta e até receberam visitas de escolas dos vizinhos municípios de Porto Alegre do Norte e Confresa para conhecerem seus projetos demonstrativos. Três escolas envolvidas nos dois seminários organizaram gincanas para coleta de sementes e produção de mudas para replantio. Outras atividades de Educação Ambiental também foram realizadas a partir do reaproveitamento de materiais descartáveis e sementes na Escola Municipal Primavera. Já a Escola Municipal Canaã promoveu um mutirão de retirada de lixo na represa do município.

O encontro de avaliação foi promovido, além do Formad, pela Comissão Pastoral da Terra (CPT, Associação Terra Viva, Escola Estadual Elias Bento e Secretarias municipais de Educação e Agricultura e Meio Ambiente e contou com o apoio do Sintep, Prelazia de São Félix do Araguaia e Escola Municipal Canaã. Entidades que atuam na região, como o Instituto Socioambiental (ISA) e a Associação Nossa Senhora da Assunção de Educação e Assistência Social (ANSA), se colocaram à disposição para ajudar nas atividades socioambientais.

No evento, os participantes estabeleceram novas metas, com mais certeza do que têm condições de realizar. As ações básicas propostas nos grupos têm o enfoque na divulgação de informação para qualificação das pessoas envolvidas na realização das atividades. A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente se comprometeu com o reflorestamento das margens da represa de Canabrava, além de colaborar com as ações pontuadas pelos grupos participantes do evento.

“Nestes encontros e nas visitas ao município de Canabrava do Norte foram criados núcleos de mobilização ambiental que têm feito um exercício de gestão e governança ambiental, mostrando que a consciência e força de vontade são caminhos para a sustentabilidade. E o caminho se faz caminhando, como já nos ensinou Paulo Freire”, concluiu.

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias