Pesquisar
Close this search box.

Assentamento recebe agroindústria de castanha

Ao todo serão beneficiadas cerca de 500 famílias que ocupam uma área de 623 mil hectares envolvidas no Programa Integrado da Castanha, dois assentamentos e a Reserva Extrativista Guariba Roosevelt.

A Gazeta – No assentamento Vale do Amanhecer, localizado em Juruena, a 950 km de Cuiabá, o dia do trabalhador foi comemorado com a inauguração da Unidade de Beneficiamento de Castanha-do-Brasil. Com 300 metros quadrados, sendo 100 construídos em alvenaria, a Unidade tem capacidade de produção de 50 toneladas (ton.) por mês, podendo chegar a 180 ton. ainda este ano. A colheita deste ano envolveu agricultores familiares, índios das etnias Rikbatsa, Zoró e Arara e seringueiros. Ao todo serão beneficiadas cerca de 500 famílias que ocupam uma área de 623 mil hectares envolvidas no Programa Integrado da Castanha, dois assentamentos e a Reserva Extrativista Guariba Roosevelt.

A produção da Unidade de Beneficiamento do Assentamento Vale do Amanhecer tem destino certo. A Carpello Indústria de Alimentos de Sinop, a 480 quilômetros de Cuiabá, firmou o compromisso de adquirir 50 toneladas do produto beneficiado em 2008. Para alcançar esta produção, a unidade necessitará ainda de 150 toneladas de castanha com casca. O produto será adquirido da Reserva Legal comunitária e das parcelas dos agricultores do Vale do Amanhecer, do PA Juruena (assentamento vizinho), da Fazenda São Nicolau que cedeu a produção da sua Reserva Legal de 7.500 hectares e das três terras indígenas Erikbatsa, distribuídas ao longo das ilhas do Rio Juruena.

Esta é mais uma etapa cumprida do Projeto de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade nas Florestas de Fronteira do Noroeste de Mato Grosso, o GEF Noroeste, executado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), que já apresentou resultados muito superiores aos previstos quando foi iniciado, em 2001. É importante enfatizar que este trabalho já resultou em uma safra 13 vezes maior e em um ganho de mais de 400% na venda do quilo da castanha. Entre os anos de 2003 e 2007 o projeto apoiou a produção e comercialização de 520 toneladas de Castanha-do-Brasil.

O programa apóia a implantação de infra-estrutura para a coleta, seleção, secagem, armazenamento e comercialização da castanha. Esta iniciativa tem o apoio da CONAB, através do Programa de Aquisição de Alimentos : Compra para Formação de Estoque e Compra com Doação Simultânea.

Árvore atinge 50 metros e 1.200 anos

A castanha-do-brasil também é conhecida como castanha-do-pará e castanha-da-amazônia. Uma castanheira pode atingir a altura de 50 metros, com uma copa frondosa, que mede quase 40 metros de diâmetro, com idade estimada entre 800 e 1.200 anos. Ela floresce de outubro a dezembro e as castanhas amadurecem entre 12 e 15 meses após o florescimento.

O fruto da castanheira pesa cerca de um quilo e pode conter de 15 a 24 sementes. Além de calórica, a amêndoa da castanha possui cálcio, fósforo, magnésio, potássio, cobre, selênio, vitaminas A, B1, B2 e C. Quando desidratada, a amêndoa da castanha possui 17% de proteína, cerca de 5 vezes mais do que o conteúdo calórico do leite de vaca in natura. Os frutos são coletados no chão da floresta, entre os meses de janeiro e maio e amontoados inicialmente em uma lona para iniciar a abertura das castanhas.

A Unidade de Beneficiamento da Castanha-do-Brasil no assentamento Vale do Amanhecer tem uma infra-estrutura de 300 metros quadrados, dividida em espaços para recepção, secagem e armazenamento da castanha em casca. Haverá também um espaço para higienização dos funcionários e limpeza dos utensílios utilizados no beneficiamento e ainda uma sala para quebra da casca, seleção, pesagem, empacotamento e armazenamento das amêndoas.

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias