Pesquisar
Close this search box.

Movimento socioambiental do Norte de Mato Grosso promove encontro e discute demissão de Marina Silva

O Encontro de Mobilização para representantes de comunidades rurais, STRs e ONGs da região norte de Mato Grosso é a retomada das discussões sobre o Plano BR 163.

Augusto Pereira/STRLRV – O Plano Interministerial BR 163 Sustentável foi uma conquista do movimento social da região do entorno da estrada entre Cuiabá e Santarém. O desenvolvimento do Plano só foi possível pelo o empenho da sociedade civil organizada e pela abertura ao diálogo da ministra Marina Silva. Representantes de entidades de diversos municípios no Norte de MT estarão reunidos nos dias 16 e 17 de maio, em Lucas do Rio Verde, para tratar do Plano BR 163 Sustentável.

O Encontro de Mobilização para representantes de comunidades rurais, STRs e ONGs da região norte de Mato Grosso é a retomada das discussões sobre o Plano BR 163 suspensas devido a indefinições das entidades envolvidas. A realização é do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde Pólo Nortão de Mato Grosso através do Projeto de Fortalecimento da Participação Social no Plano da BR 163 (Profor 163). A atividade acontecerá, dias 16 e 17 de maio, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde, entidade sede do regional GTA Norte MT.

O Plano de Desenvolvimento da BR 163, apresentado em junho de 2006 pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, é a resposta do governo às reivindicações do movimento social ao longo da BR. O Plano prevê obras de infra-estrutura, mas também melhoria do atendimento à saúde e regularização fundiária, entre outras ações. Grande parte das fazendas, acampamentos e assentamentos no eixo da BR 163 não tem a documentação em dia. Muitas áreas são ocupadas por grilagem e em algumas áreas existem conflitos envolvendo a posse da terra.

Mas a situação atual mostra que o Plano BR 163 pouco avançou, por isso nesse encontro os participantes também discutirão os avanços da política ambiental federal e as restrições aos projetos de sustentabilidade defendidos por Marina Silva. Os participantes tomarão parte do planejamento da grande manifestação que será promovida em agosto em Santarém pelos movimentos sociais de MT e PA. Brent  Millikan, doutor em Geografia em atuação no projeto Diálogos, estará presente traçando um panorama da situação do Plano BR 163 dentro do governo federal.

Além do Plano BR 163 os participantes irão estudar o Plano Amazônia Sustentável e o Zoneamento Sócio Econômico Ecológico de Mato Grosso. A intenção é ter uma participação social qualificada nas audiências públicas que discutirão o zoneamento.

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias