Seminário debate meio ambiente em Porto Alegre do Norte

Agência da Notícia – Foi realizado, na última sexta-feira (05.09), na Escola Estadual Tapirapé, em Porto Alegre do Norte, um Seminário cujo tema central foi o meio ambiente. Com organização da ONG Yikatu Xingu, durante todo o dia foram apresentados trabalhos confeccionados por professores, profissionais da saúde e produtores rurais, baseados na realidade do ambiente local e sobre a história da fundação do município. Já no sábado pela manhã, o objetivo foi discutir sobre a legislação ambiental, conceitos e leis que permeiam a vida do cidadão e sua relação com a natureza que o cerca.

O evento faz parte de um ciclo de seminários que vêm sendo realizado na região do Norte Araguaia, com a intenção de aproximar o homem e meio ambiente, buscando atingir nessa relação a conscientização frente à realidade atual. Segundo a Coordenadora do projeto, Solange Pereira da Silva, além da conscientização, o objetivo dos seminários também é fazer com que o homem assuma uma postura de ação.

“Não há mais como não tomar uma atitude frente ao meio ambiente. Não há mais como apenas pensar, é preciso agir de forma consciente e promover projetos que modifiquem a situação ambiental de hoje”, comenta a coordenadora. De acordo com Solange, outro ponto-chave é trazer para o público do evento as questões legais que permeiam a relação homem X meio ambiente. Para isso, esteve presente no evento, no sábado pela manhã, a Promotora da 26ª Vara Eleitoral, Alessandra Godói, que debateu a legislação ambiental.

Solange, que também é membro do Fórum Mato-Grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad), explica que o projeto possui diferentes fases. A primeira delas é a participação da comunidade local na apresentação de sua realidade socioambiental. Ao fim do seminário, são discutidos novos projetos e ações que devem ser desenvolvidos por essa comunidade e passados alguns meses, a coordenação do projeto volta ao município do seminário, para que seja realizada uma avaliação desses projetos e ações.

Uma das grandes preocupações do projeto, segundo Solange, é a questão da produção rural da região. “Temos a preocupação de criar um cenário de desenvolvimento sustentável, ou seja, melhorar as condições da produção rural na região, desenvolvendo a economia, mas sem agredir o meio ambiente”, afirma. De acordo com a coordenadora, alimentos como hortifrutigranjeiros, consumidos aqui na região, são quase que em sua totalidade, importados de outros estados, como São Paulo e Goiás. “O que sabemos desses alimentos? Apenas que a carga de agrotóxicos utilizada em sua produção é cada vez maior, para que o alimento suporte a longa distância percorrida pelo transporte”, destaca Solange. Para ela, fazer com que os produtores locais cultivem esses alimentos deve diminuir os custos de frete e incentivar a produção de um alimento muito mais saudável.

O ciclo de seminário já foi realizado, além de Porto Alegre do Norte, em Confresa, Vila Rica, Canabrava do Norte, Santa Cruz do Xingu e São José do Xingu. Solange destaca que dentro de um período de oito meses, o Yikatu Xingu deve voltar à essas cidades para avaliar o desenvolvimento dos projetos definidos nos seminários.

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias