Pesquisar
Close this search box.

Carta Aberta a População Mato-grossense

"Ao mesmo tempo em que comemoramos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, Mato Grosso ainda é o segundo estado do Brasil em número de pessoas libertas do trabalho escravo"

CARTA ABERTA A POPULACAO MATO GROSSENSE

Nós, integrantes do Fórum de Erradicação do Trabalho Escravo – FOETE/MT, reunidos/as em Cuiabá/MT, na sede do SINTEP/MT, no III seminário estadual, no período de 9 a 11 de Dezembro de 2008, discutimos junto às autoridades, representantes de governo e sociedade civil, a realidade do trabalho escravo e degradante em nosso estado.

O Fórum de Erradicação do Trabalho Escravo em Mato Grosso tem por objetivo a erradicação do trabalho escravo e degradante, ou quaisquer formas que atentem contra a vida do ser humano, através da articulação de organizações e pessoas da sociedade civil, movimentos sociais, entidades de classe e outras instituições públicas e privadas comprometidas com a temática.

Ao mesmo tempo em que comemoramos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, Mato Grosso ainda é o segundo estado do Brasil em número de pessoas libertas do trabalho escravo, utilizado na produção sob um modelo de desenvolvimento perverso baseado na monocultura e latifúndio, do qual poucos se beneficiam.

O Fórum decidiu alertar e convocar toda a sociedade para denunciar essa realidade e unir esforços para erradicá-la como mal que atenta contra os direitos e princípios de dignidade humana, e se constitui numa ferida aberta para nossa sociedade.

Em nosso estado temos órgãos de defesa dos trabalhadores/as que atuam no combate dessa problemática e estão norteados pelo Plano nacional e o Plano estadual de ações para erradicação do trabalho escravo.

O FOETE/MT realizará, em parceria com a sociedade, oficinas, palestras, seminários, conferências, entre outras atividades.

Para a erradicação do trabalho escravo, convocamos a efetiva participação e compromisso nessa luta que é de todos/as.

Cuiabá, 11 de Dezembro de 2008.

Entidades presentes no seminário:

Centro Burnier de Fé e Justiça – CBFJ
Centro Pastoral do Migrante – CPM
Pastoral da Juventude Rural – PJR
Comissão Pastoral da Terra – CPT
Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Publico – SINTEP/MT
Centro de Estudos Bíblicos – CEBI
Conselho Indigenista Missionário – CIMI/MT
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra – MST
Rede de Educação Cidadã – RECID
Conferencia dos Religiosos do Brasil – CRB/MT
Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE/MT
Via Campesina
Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento – FORMAD
Fórum das Pastorais Sociais

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias