Pesquisar
Close this search box.

Site divulga programas radiofônicos sobre o Pantanal

Está no ar o site do Núcleo de Ecomunicadores dos Matos (NEM), uma ong de comunicadores e educadores ambientais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A nova ferramenta disponibiliza informações socioambientais em um novo programa de rádio, o Boca da Mata. Até uma radionovela, Coração Pantaneiro, pode ser acessada e copiada pelos internautas que acessarem o site www.dosmatos.org.br .

Está no ar o site do Núcleo de Ecomunicadores dos Matos (NEM), uma ong de comunicadores e educadores ambientais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A nova ferramenta disponibiliza informações socioambientais em um novo programa de rádio, o Boca da Mata. Até uma radionovela, Coração Pantaneiro, pode ser acessada e copiada pelos internautas que acessarem o site www.dosmatos.org.br . Os conteúdos completos ou em partes de cada edição semanal são ouvidos no próprio site ou baixados no formato MP3.

Na semana de lançamento do site, o NEM divulga a edição nº 10 do Boca da Mata, sobre a música pantaneira. Na entrevista especial, Moacir Lacerda, do Grupo Acaba, revela as origens e influências da musicalidade dos Canta-Dores do Pantanal.

Reportagens, notícias, dicas ecológicas e de saúde abordam o ambiente pantaneiro e das populações que vivem “nos matos” (MT e MS). O serviço é destinado ao público das rádios pantaneiras e dos Matos Grossos e foi criado para suprir uma demanda regional na produção de notícias e informações ambientais em linguagem radiofônica. No entanto, educadores, estudantes ou qualquer interessado pode utilizar os materiais.

A iniciativa é fruto de um projeto idealizado pelo Núcleo de Ecomunicadores dos Matos e proposto pelo Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ-RS). Com apoio do Ecosystem Grants Programme (EGP), do Comitê Holandês da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN NL) serão produzidas 32 edições do programa Boca da Mata. O uso dos conteúdos é gratuito e livre e os programas tem duração média de 20 a 30 minutos e também podem ser utilizados em partes.

Os produtores do site acreditam no fortalecimento dos serviços ambientais de comunicação que possibilitem a difusão de conteúdos que permitam maior compreensão das relações sociedade e ambiente. Numa época de mudanças climáticas do planeta, em que é esperado aumento de quatro a seis graus centígrados na América do Sul até o fim do século, a produção de informações de qualidade e o uso da internet e do rádio são armas do NEM para munir a sociedade de conhecimentos.

Em sua décima edição, o programa de rádio Boca da Mata é enviado para 42 rádios da Bacia do Alto Paraguai, onde está o Pantanal, chegando a rádios do Paraguai e Bolívia. O Núcleo de Ecomunicadores também quer encontrar novos parceiros para o fortalecimento da comunicação ambiental.

Ficção baseada em fatos reais

Criada para incentivar a educação ambiental de jovens e adultos, de forma lúdica e aguçando o sentido da audição, Coração Pantaneiro é a primeira radionovela do Pantanal baseada em fatos reais. No primeiro capítulo, incluído no programa Boca da Mata 7, é revelada a principal preocupação: evitar grandes catástrofes causadas pelas mudanças climáticas.

No enredo, a Sociedade Secreta dos Protetores do Pantanal descobre que o mundo está ameaçado pelo aquecimento global e bola um plano para salvar o planeta. A Sociedade Secreta recebe a ajuda de dois viajantes do tempo, que vieram do futuro para uma missão que pode salvar o planeta do aquecimento global. Nessa aventura cheia de lendas e mitos pantaneiros, personagens desvendam segredos e mistérios para tentar mudar um destino fatal.

Mais informações

Núcleo de Ecomunicadores dos Matos
E-mail: ecomunicadores@gmail.com
Site: www.dosmatos.org.br
Telefone: +55 (67) 3028 7205 ou (67) 8413 1562

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias