Lei da bicicleta em Mato Grosso

Arte: Helder Faria

Há dois anos, engajada em eleger Marina Silva presidente, resolvemos fazer uma pedalada! Essa pedalada aconteceu um dia depois do Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro. Nesse processo soube da existência do 10porhora, grupo que discute bike e sustentabilidade. Ao acessar seu blog, me apaixonei por sua estética e mesmo não conseguindo falar com nenhum dos seus membros, um deles compareceu a aquela singela pedalada.

Um ano depois, integrada ao grupo, pensei que esta data não deveria passar vazia. E o mais importante, foi descobrir que já havia uma mobilização para ela. E foi assim que eu conheci a Menina que pedala! “Você precisa falar com a Malu, uma das organizadoras” disse alguém do outro lado da linha lá Tribo Bike Sport, uma das lojas da cidade.

Fizemos contato e começamos a aglutinar aquele movimento. No dia 22 de setembro de 2011, haviam mais de 250 ciclistas na cidade realizando o trajeto da Praça 8 de abril – Rotatória Miguel Sutil Santa Rosa – Isaac Póvoas – Prainha – Shopping Pantanal – Av. Mato Grosso – Praça 8 de abril. Foi incrível!

Na data, lançamos a ideia de um abaixo-assinado para implementar ciclovias e ciclofaixas na cidade. Essa ideia floresceu e ganhou traços mais ousados – uma Lei de Iniciativa Popular para implantação de ciclovias e ciclofaixas em Cuiabá.

A Lei da bicicleta em MT discorre sobre a problemática ambiental, o caos no transporte público e afirma o quão necessário são as Ciclovias e as Ciclofaixas em todos os Corredores Viários e Vias Estruturais previsto no Plano de Mobilidade para a Copa 2014. Encoraja o Poder Público municipal e estadual nas suas esferas Legislativa e Executivo a implantar uma política efetiva e permanente de inclusão da bicicleta como um meio de transporte.

Assim, tencionamos a criação de um grupo que levasse adiante a ideia. No Facebook achamos cicloativistas, bicicleteiros, hobbybikers e muitos simpatizantes deste veículo de baixo carbono: a bike. O recente grupo desde então, tem se reunido na Praça 8 de abril. E nesse curto intervalo de tempo coletamos assinaturas para Lei da Bicicleta, em eventos organizado por outros movimentos: no ato contra Belo Monte (Praça Alencastro , 17 de dezembro) e na Corrida de Reis, com a Bicicletada de Reis.

Até o momento temos 444 assinaturas. As reuniões do grupo são quinzenais e podem ser acompanhadas pelo grupo “Ciclovia Já” no Facebook. Convidamos você, leitor do 10porhora, a contribuir com sua assinatura e participar dos grupos, no face e na praça. Nossa meta é conseguir milhares assinaturas este ano e apresentar aos poderes legislativos e executivos! Contamos com seu apoio e participação!

“Bicicleta é percepção. É o elo perdido entre homem ambiente. Vamos sair, colocar a cara no mundo e discutir soluções para um planeta em crise. Estamos juntos!” Vamos lá, vamos humanizar esta cidade!

FONTE: Amanda Fernandes10porhora

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias