Um ano depois, integrada ao grupo, pensei que esta data não deveria passar vazia. E o mais importante, foi descobrir que já havia uma mobilização para ela. E foi assim que eu conheci a Menina que pedala! “Você precisa falar com a Malu, uma das organizadoras” disse alguém do outro lado da linha lá Tribo Bike Sport, uma das lojas da cidade.
Fizemos contato e começamos a aglutinar aquele movimento. No dia 22 de setembro de 2011, haviam mais de 250 ciclistas na cidade realizando o trajeto da Praça 8 de abril – Rotatória Miguel Sutil Santa Rosa – Isaac Póvoas – Prainha – Shopping Pantanal – Av. Mato Grosso – Praça 8 de abril. Foi incrível!
Na data, lançamos a ideia de um abaixo-assinado para implementar ciclovias e ciclofaixas na cidade. Essa ideia floresceu e ganhou traços mais ousados – uma Lei de Iniciativa Popular para implantação de ciclovias e ciclofaixas em Cuiabá.
A Lei da bicicleta em MT discorre sobre a problemática ambiental, o caos no transporte público e afirma o quão necessário são as Ciclovias e as Ciclofaixas em todos os Corredores Viários e Vias Estruturais previsto no Plano de Mobilidade para a Copa 2014. Encoraja o Poder Público municipal e estadual nas suas esferas Legislativa e Executivo a implantar uma política efetiva e permanente de inclusão da bicicleta como um meio de transporte.
Assim, tencionamos a criação de um grupo que levasse adiante a ideia. No Facebook achamos cicloativistas, bicicleteiros, hobbybikers e muitos simpatizantes deste veículo de baixo carbono: a bike. O recente grupo desde então, tem se reunido na Praça 8 de abril. E nesse curto intervalo de tempo coletamos assinaturas para Lei da Bicicleta, em eventos organizado por outros movimentos: no ato contra Belo Monte (Praça Alencastro , 17 de dezembro) e na Corrida de Reis, com a Bicicletada de Reis.
Até o momento temos 444 assinaturas. As reuniões do grupo são quinzenais e podem ser acompanhadas pelo grupo “Ciclovia Já” no Facebook. Convidamos você, leitor do 10porhora, a contribuir com sua assinatura e participar dos grupos, no face e na praça. Nossa meta é conseguir milhares assinaturas este ano e apresentar aos poderes legislativos e executivos! Contamos com seu apoio e participação!
“Bicicleta é percepção. É o elo perdido entre homem ambiente. Vamos sair, colocar a cara no mundo e discutir soluções para um planeta em crise. Estamos juntos!” Vamos lá, vamos humanizar esta cidade!
FONTE: Amanda Fernandes – 10porhora