Pesquisar
Close this search box.

Projeto Mama África promove interação entre crianças de Cabo Verde e Mato Grosso

Projeto incentiva a inclusão do ensino de História da África e da Cultura Afro nos currículos

Promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), o projeto Mama África obteve resultados positivos em 2011. Além de incentivar a inclusão do ensino de História da África e da Cultura Afro nos currículos, o programa permitiu a interação entre alunos de outros países.

Como foi o caso das alunas da Escola Estadual Coronel Antonio Paes de Barros, localizada no município de Colíder, Luana Araújo de Paula, 11 anos, e Thalia Nunes Pereira, 12 anos. As duas mantiveram contato com alunos de Cabo Verde, um país insular africano constituído por dez ilhas. Em uma das cartas, elas descrevem um pouco do que é o Brasil e a cidade onde moram, além de criarem expectativas de conhecer o outro país. “O nosso país, Brasil, é maravilhoso, possui belezas naturais diversas: florestas e lindas praias. Em nossa cidade, Colíder, embora não tendo praia possui belíssimas cachoeiras e lindos rios,” exaltaram as alunas. A carta foi endereçada para Abraão Borges do Sindicato dos Professores da Ilha São Tiago, na cidade Praia, em Cabo Verde.

Na carta, as jovens também lembraram da viagem feita pela professora Maria Lúcia Borges Cavéquia. “A nossa professora de matemática ganhou uma viagem até o seu país (Cabo Verde). Ela nos disse que vocês são muito educados, alegres e muito divertidos. Um dia nós gostaríamos de conhecer seu lindo país africano,” afirmaram Thalia Pereira e Luana de Paula.

Projeto Mama África- Com o tema “Integrando nossas origens e implementando a Lei 10639/03”, o projeto teve como objetivo o cumprimento da Lei e incentivar a inclusão do ensino de História da África e da Cultura Afro nos currículos, matrizes curriculares das unidades escolares e no Projeto Político Pedagógico (PPP). Os participantes além de exporem os projetos junto às comunidades escolares locais, encaminharam uma cópia do trabalho ao Sintep/MT. Dentre as premiações do concurso estava uma viagem a Cabo Verde para o coordenador do projeto vencedor acompanhado por um diretor do Sintep/MT.

Fonte: Pau e Prosa ComunicaçãoSINTEP/MT

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias