A partir da semana que vem, indígenas vão exercitar procedimentos para gestão administrativa e financeira em associações.
A Operação Amazônia Nativa (OPAN) vai promover entre os dias 9 e 12 de março a segunda etapa do curso de gestores indígenas em Poconé, a 90 quilômetros da capital mato-grossense. Um grupo formado por 26 indígenas Xavante, Kaiabi, Manoki e Myky participará da capacitação, a fim de que dominem ferramentas e processos para captação e gestão de recursos. Deste modo, poderão ter mais autonomia nas decisões e implementação de ações em suas comunidades.
A primeira etapa deste curso aconteceu em dezembro de 2011 e introduziu conhecimentos sobre métodos de diagnóstico rápido participativo, elaboração de projetos, análise de editais e formulários (matriz lógica, orçamento e cronogramas). Os indígenas refletiram também sobre os papéis de uma associação no contexto da organização social tradicional indígena.
Nos últimos meses, eles realizaram em suas comunidades a atividade de diagnóstico participativo para identificar demandas e elaborar propostas de projetos para um edital de pequenos projetos da OPAN. Neste momento, apenas Manoki e Myky estão concorrendo ao edital. “A ideia principal do segundo módulo é que os indígenas possam apresentar os projetos propostos. Após o esclarecimento de dúvidas, trabalharemos com atividades específicas de gestão administrativa e financeira”, explica Rochele Fiorini, indigenista e administradora da OPAN.
O curso de gestores indígenas terá ainda uma terceira etapa, a ser realizada no segundo semestre de 2012.
Confira a programação da segunda etapa:
PRIMEIRO DIA – Tarde e Noite – Dia: 09/03
Apresentação dos projetos elaborados pelos cursistas SEGUNDO DIA – Manhã e Tarde – Dia 10/03
Revisão de matriz lógica, orçamento e cronograma de atividades Contrato de execução do projeto Planejamento x Orçamento TERCEIRO DIA – Manhã e Tarde – Dia 11/03
Rotinas administrativas (controles internos e fluxo de trabalho) QUARTO DIA – Manhã e Tarde – Dia 12/03
Rotinas financeiras (controle de caixa, planilhas e tabelas) OPAN
A OPAN foi a primeira organização indigenista fundada no Brasil, em 1969. Atualmente suas equipes trabalham em parceria com povos indígenas do Amazonas e do Mato Grosso, desenvolvendo ações voltadas à garantia dos direitos dos povos, gestão territorial e busca de alternativas de geração de renda baseadas na conservação ambiental e no fortalecimento das culturas indígenas.
Contatos com imprensa: Andreia Fanzeres: +55 65 33222980/84765620 Email: comunicacao@amazonianativa.org.br