Pesquisar
Close this search box.

Famílias quilombolas têm casas derrubadas

Casas foram destruídas no quilombo de Mata-Cavalo, no município de Nossa Senhora do Livramento. A ação teria sido comandada por um fazendeiro da região que briga com a comunidade remanescente de escravos pela posse de terras.

Quatro casas foram destruídas sexta-feira passada com o auxílio de um trator no quilombo de Mata-Cavalo, no município de Nossa Senhora do Livramento , segundo relato de um dos habitantes da área.  A ação teria sido comandada por um fazendeiro da região que briga com a comunidade remanescente de escravos pela posse de terras.  Hoje, a Polícia Civil realizará uma perícia no local.

Segundo um dos quilombolas, que teve a casa destruída, o grupo estava em uma reunião com o Incra em Cuiabá e apenas quando retornaram para o assentamento, às 18h, viram que as casas estavam derrubadas.  O quilombo é dividido em grupos, cerca de 13 famílias moram na área onde as casas, que são de madeira, foram destruídas.

“Apenas um senhor quilombola ficou cuidando da área enquanto fomos à Capital.  Ele viu tudo, inclusive o fazendeiro que estava dando ordens, mas não pode fazer nada”, contou Vidal Torres Vieira, que perdeu diversos utensílios e está dormindo sob os escombros por falta de outro abrigo.

Segundo Vieira, as outras três famílias também estão sem ter onde ficar.  “A gente perdeu tudo.  E o pior é que essa não é a primeira vez que isso acontece”, afirmou ele.  Representantes da comunidade registraram ontem boletins de ocorrência na Delegacia de Livramento e também na Delegacia do Jardim Glória, em Várzea Grande.  A área do quilombo de Mata-Cavalo compreende 14.629 hectares de terras, ocupadas por quase 500 famílias, segundo Rinaldo Ribeiro de Almeida, do Grupo de União e Consciência Negra.

Local: Cuiabá – MT
Fonte: Diário de Cuiabá
Link:
http://www.diariodecuiaba.com.br/
15/08/2006

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias