Pesquisar
Close this search box.

Dia do Rio Paraguai terá sessão especial, romaria fluvial e feira agroecológica

Atividades mobilizam população pantaneira e entidades socioambientais em defesa do Pantanal.

“Rio Paraguai & Pantanal Vivo – Sem Hidrelétricas, Sem Hidrovia; Com Agroecologia, com Corredores Bioculturais” é o tema das celebrações do Dia do Pantanal e Dia do Rio Paraguai, comemorados em 12 e 14 de novembro, respectivamente. Pescadores, pantaneiros, comitês populares de rios de Mato Grosso, organizações não governamentais do Brasil e do exterior vão debater as ameaças e impactos ao bioma Pantanal.

O secretário executivo do Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad), Herman Oliveira, destacou a importância do bioma para o planeta. “O Pantanal sofreu diversos ataques este ano, apesar de ter relevância planetária, pela regulação climática, pela biodiversidade, e os serviços ecossistêmicos. As alterações feitas pela Assembleia Legislativa na Lei do Pantanal e a Resolução do Consema sobre drenagens em áreas úmidas precisam ser revistas com urgência porque são decretos de morte ao bioma. Os comitês populares e organizações que atuam no Pantanal continuam resistindo às ameaças, mas a defesa do Pantanal deve ser uma luta da sociedade mato-grossense”, disse.

Programação

As atividades começam na sexta-feira (11), com a Escola de Militância Pantaneira, a partir das 7h30, na Chácara Tuiuiú. Às 18h, chega a caravana da Bolívia. No sábado (12), o Instituto Gaia realizará o plantio de mudas de espécies nativas do Pantanal na Baía do Malheiros. O encontro da atividade será às 8h, em frente à Secretaria Municipal de Turismo de Cáceres. Já a Sociedade Fé e Vida e o Comitê Popular do Rio Paraguai vão comandar uma live internacional de músicas pantaneiras, a partir das 18h, pela página do Facebook da organização.

No domingo (13), a partir das 8h, na Chácara Santa Rosa, haverá a reunião “Pantanal Sem Limites” com participantes do Brasil, Bolívia e Paraguai com discussão dos impactos decorrentes de empreendimentos hidrelétricos e outras ameaças.

Na segunda-feira (14), Dia do Rio Paraguai, a programação começa às 9h, com a chegada dos comitês populares, entidades e convidados à Chácara Tuiuiú.  A abertura da Feira Agroecológica Biocultural Pantaneira será às 10h, no pátio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Sematur). Às 11h30 será a Romaria Fluvial e ato público na Praia do Daveron, no Centro de Cáceres. Às 13h, será a Mística Pantaneira, e às 14h, a sessão especial da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, no auditório da Sematur. Às 17h, no mesmo local, haverá o ato de compromisso com o Rio Paraguai e o Pantanal.

Acompanhe a cobertura do evento pela página do Facebook da Sociedade Fé e Vida e Instagram do Formad.

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias