Pesquisar
Close this search box.

Expedição científica franco-brasileira por Mato Grosso em julho comemora o Ano da França no Brasil

“Conhecendo a Amazônia. Dinâmicas territoriais no Mato Grosso” é tema de uma expedição científica de estudantes brasileiros e franceses que acontece a partir do dia 13 de julho em Mato Grosso.

Assessoria – “Conhecendo a Amazônia. Dinâmicas territoriais no Mato Grosso” é tema de uma expedição científica de estudantes brasileiros e franceses que acontece a partir do dia 13 de julho em Mato Grosso, dia da Queda da Bastilha, momento histórico e marco na Revolução Francesa. O evento científico faz parte da programação do Ano da França no Brasil  e tem a participação da Universidade de São Paulo(USP) e a Universidade de Rennes-2, na cidade de Rennes, na região da Bretanha, na França. Um grupo de 40 estudantes de graduação e pós-graduação realizarão uma missão científico-acadêmica por meio de seminários e pesquisas, cujas temáticas são as dinâmicas agrícolas e seus impactos ambientais no Estado do Mato Grosso. Estudos serão realizados sobre a agroindústria, a biodiversidade, o meio natural, a preservação ambiental, a diversidade de uso do solo e o desenvolvimento sustentável.

O objetivo é abordar a diversidade de realidades amazônicas servindo-se do exemplo do estado de Mato Grosso, que é um verdadeiro laboratório das dinâmicas territoriais ocorridas nos últimos anos na região. O grupo vai participar da Escola da Amazônia, projeto desenvolvido há cinco anos pela Fundação Ecológica Cristalino. As atividades serão desenvolvidas na RPPN Cristalino. No dia 13 de julho será realizada em Alta Floresta  solenidade oficial em comemoração ao Ano da França no Brasil.  A expedição pretende reforçar as relações universitárias entre os dois estabelecimentos bem como intercâmbios de estudantes franceses e brasileiros. A difusão da pesquisa francesa terá apoio das cooperações bilaterais França-Brasil no campo universitário por meio do acompanhamento midiático (blog e reportagens).

Além de estudantes de Geografia e de Gestão Ambiental, jornalistas da USP e estudantes em jornalismo na Sciences Po- Paris acompanharão as equipes de campo visando relatar, por diversos meios (artigos de imprensa, blog, etc.) os trabalhos realizados pelos estudantes, as atividades desenvolvidas no decorrer desta viagem de estudos bem como as regiões pesquisadas. Axpediçào vai passar por várias cidades: Rondonópolis, Cuiabá, Sinop, Alta Floresta e Juína.

(www.escoladaamazonia.org) (www.fundacaocristalino.org.br)

Assessoria de Imprensa
– Fundação Cristalino – FEC/ Alta Floresta
Josana Salles
65-9219-0100
Coordenadores:
: Vincent Nédélec et Vincent Dubreuil– A212 – Université Rennes 2
vincent.nedelec@univ-rennes2.fr et vincent.dubreuil@univ-rennes2.fr
Neli Aparecida de Mello – EACH – Universidade de São Paulo -: namello@usp.br

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias