Pesquisar
Close this search box.

“Clima e Mudanças na Amazônia” é tema de conferência em Berlim

STR de Lucas do Rio Verde apresentará experiências de desenvolvimento sustentável na agricultura familiar

STRLucas – Diante dos dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e da ofensiva do Ministério do Meio Ambiente contra os municípios líderes de desmatamento, qualquer tema ambiental é de extremo interesse para a região norte de Mato Grosso. Para discutir os efeitos do desmatamento incessante acontece, em Berlim, a conferência “Clima e Mudanças na Amazônia”. A conferência promovida pela Fundação Heinrich Böll contará com a presença de especialistas em mudanças climáticas de várias partes do mundo. A intenção é discutir formas de sustentabilidade econômicas e ecológicas para a região.
De 27 a 29 de fevereiro universidades, indígenas e organizações da sociedade civil da amazônia brasileira irão apresentar os problemas e os caminhos para a solução que cada um tem trilhado. Muitas entidades têm recebido recursos para desenvolver projetos que incentivem a economia local e formas pouco impactantes de produção com participação das comunidades. Mas os recursos são poucos diante dos investimentos em grandes obras de infra-estrutura e do financiamento para a agropecuária de exportação.

Nilfo Wandscheer, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde é um dos participantes dessa conferência. O Sindicato foi o ganhador do Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente em 2006 e desenvolve atualmente seis projetos socioambientais no norte de Mato Grosso, região da Amazônia que vem sofrendo o maior desmatamento. Nilfo irá apresentar as experiências do STR de Lucas no acompanhamento e estímulo de projetos de desenvolvimento sustentável relacionados à agricultura familiar. A mesa entitulada “Conseqüências diretas e indiretas das mudanças climáticas para as estratégias de sobrevivência na Amazônia” terá ainda a presença de representantes da Agência de Cooperação Técnica (GTZ) da Alemanha, Instituto de Pesquisa de Clima em Potsdam, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará e um representante da Casa Civil.

Mais informações:
http://www.boell-latinoamerica.org/pt/nav/35.htm

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias