Pesquisar
Close this search box.

Relatório criação do Fórum Teles-Pires Vivo

O Seminário “Amazônia em Debate: compromissos das universidades públicas e movimentos sociais” aconteceu em Sinop, nos dias 10, 11 e 12 de novembro de 2010 na Paróquia São Cristóvão.

A Associação dos Docentes da Unemat (ADUNEMAT) e Associação dos Docentes da UFMT (ADUFMAT), junto ao Sindicato do ANDES realizaram este evento, tendo como colaboradores a Comissão Pastoral da Terra (CPT), o Movimento dos Sem Terra (MST), o Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB) e o Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (FORMAD).

Um dos grandes objetivos foi aprofundar as informações sobre o complexo hidrelétrico na Amazônia, promovendo um debate político entre os diversos movimentos sociais. Além disso, criar mecanismos de articulação e mobilização da sociedade civil diante deste tema. Outra intenção foi anular a Audiência Pública programada para Sinop, no dia 18 de novembro, como protesto a esta obra que certamente provocará impactos sociais e ambientais para comunidades locais de acampados, assentados e indígenas e, também pela qualidade questionável do EIA RIMA desenvolvido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente,

 

Entre os especialistas chamados para compor a mesa, destaca-se a participação do engenheiro elétrico Dorival Gonçalves Júnior, professor da UFMT e assessor do MAB, que contribuiu para informar e formar o público presente sobre a política energética nacional, esclarecendo que o complexo hidrelétrico da bacia do Teles Pires é parte de um sistema integrado que abrange todo o território brasileiro.

E sobre este mesmo parâmetro concebemos as estratégias de intervenção, onde ações isoladas devem ser rompidas em prol de uma articulação dos movimentos sociais existentes nas várias regiões mato-grossenses onde têm Usinas Hidrelétricas planejadas. 

Clique aqui para fazer o downloado do relatório em PDF

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias