Pesquisar
Close this search box.

Nota de repúdio aos atos terroristas em Brasília e Mato Grosso

A impunidade aos terroristas não pode ser autorizada. Apoie as ações de responsabilização.

O Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad) declara total repúdio aos atos terroristas ocorridos em Brasília, na tarde de domingo, 8/1, e também alerta para as violências praticadas por criminosos em rodovias de Mato Grosso, sob os olhos do Governo e da Polícia Estadual, mais uma vez.

Segundo relatos publicados em veículos da imprensa regional e nacional, havia pessoas armadas com carabinas na BR-163, em Sinop, na tarde de ontem. Os bloqueios ocorreram nas cidades de Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Guarantã do Norte e Matupá, tendo inclusive, uma ponte localizada em Lucas do Rio Verde incendiada pelos criminosos.

Causa espanto se deparar com a confiança dos terroristas que marcharam uma semana após a posse presidencial com objetivo de depredar o patrimônio brasileiro e expor a conivência da Polícia Militar do Distrito Federal, ao escoltar os vândalos.

A impunidade aos terroristas não pode ser autorizada! Nem para os mentores políticos e ideológicos, nem para os financiadores, nem para quem se prestou ao papel de vandalizar os Três Poderes com as próprias mãos. O vandalismo e crimes cometidos por esses grupos nada tem a ver com liberdade de expressão e estão longe do que se espera de um país democrático como o Brasil.

O nó na garganta aumenta ao constatar que a violência policial e institucional só é autorizada para pessoas negras, pobres, periféricas, estudantes, professores e trabalhadores, ainda que estejam protestando de forma pacífica e democrática.  

Para desatar esse nó, cobramos do executivo federal atitude enérgica e condizente com o novo programa de governo para que haja um futuro possível para o Brasil. Aos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, nos âmbitos federal e estadual, reiteramos a necessidade urgente de investigação e responsabilização de financiadores, apoiadores e executores de atos fascistas, antidemocráticos e violentos colocados em prática em Mato Grosso, à luz do dia.

Importante ressaltar que em Mato Grosso, um dos estados mais bolsonaristas do país, a não aceitação do resultado das urnas é patrocinada desde o ano passado, com acampamentos e ações mantidas sob a inércia do poder público. A falta de repressão e de responsabilização a essa postura criminosa, principalmente, por parte do Governo Estadual, sem dúvida, é um fator determinante que possibilitou os atos terroristas vistos nas últimas horas. É inadmissível que em meio a este caos, o governador do estado se ausente de suas obrigações, demonstrando sua omissão diante de fatos lamentáveis. É fundamental que a democracia prevaleça e as medidas legais para dar fim a essa desordem sejam tomadas o mais urgente.

Felizmente, as primeiras detenções já foram feitas e a expectativa é de que os criminosos sejam investigados e devidamente punidos, assim como todos aqueles que contribuíram para os ataques. O Ministério da Justiça criou um e-mail para receber informações a respeito da identificação dos terroristas. 

O Formad reforça o compromisso em atuar na construção e defesa de uma sociedade inclusiva, democrática e alinhada com a perspectiva socioambiental. 

APOIE AS AÇÕES DE RESPONSABILIZAÇÃO.

DENUNCIE ENVIANDO INFORMAÇÕES PARA O ENDEREÇO:

denuncia@mj.gov.br.

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias