Pesquisar
Close this search box.

Representantes do Formad participam de evento nacional sobre cultura, comunicação e clima

"Clímax" reuniu mais de 80 convidados de organizações de todo o país.

Por Bruna Pinheiro / Formad

Cultura, comunicação e mudanças climáticas foram os norteadores das discussões do Climax, evento nacional organizado pelo Mídia Ninja, Nave Brasília e Casa Ninja Amazônia, em Brasília (DF), entre os dias 24 a 27 de novembro. O Fórum Popular Socioambiental de Mato Grosso (Formad) esteve entre as organizações do estado participantes do evento, que incluiu debates sobre racismo ambiental, pontos de cultura, biodiversidade, juventudes, agroecologia, soberania digital, veganismo, defesa de territórios, dentre outros temas. Ao todo, foram mais de 80 convidados representantes de diversas regiões e setores da sociedade em todo o país.

Representando o Formad, a jornalista e comunicadora Bruna Pinheiro participou da mesa redonda sobre Racismo Ambiental, uma das pautas do Estúdio Ninja, que durante todo o evento reuniu participantes para a discussão de diversos temas. Na ocasião, os impactos de projetos como o Cota Zero (Lei 12.197/2023) e a Lei do Pantanal sobre comunidades tradicionais em Mato Grosso foram abordados na perspectiva do racismo ambiental dessas iniciativas.

Como integrantes da rede do Formad, também estiveram no Clímax, o analista ambiental do Instituto Gaia, Clóvis Vailant, e o representante da Associação Xaraies, Rafael Nunes. A comitiva de Mato Grosso no evento contou ainda com Graciele Leite (vereadora Sinop/MT), Juliana Segóvia e Paula Dias, (Instituto Quariterê), Karola Nunes (Banda Calorosa), Keiko Okamura (Secel-MT), Larissa Sossai (Lambuza Musical), Lidiane Barros (Mídia Ninja e Observa-MT),  Marcelle Ramires (Casa das Redes e Casa Ninja Amazônica), Maria Clara Cabral, Protásio de Moraes, Ton dos Santos, e Wender Patrick (Coletivo MT Queer).

Participaram ainda importantes lideranças regionais e nacionais, incluindo a deputada federal Célia Xakriabá, primeira indígena eleita pelo estado de Minas Gerais. Quem também esteve no Climax foi Maria Nela Prada, Ministra da Presidência (Chefe da Casa Civil) e Ministra das relações exteriores (Chanceler externa) da Bolívia. Durante o evento, também foi realizado o lançamento da rede @climax.now, com o foco na discussão sobre justiça climática. Acompanhe!

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias