Por Bruna Pinheiro / Formad
Um dos pilares da atuação do Formad nos últimos anos tem sido a comunicação, com notícias atualizadas e o monitoramento do que acontece no cenário socioambiental em Mato Grosso. O trabalho foi reconhecido no Mapa Vivo de Mídias da InfoAmazônia, que faz um levantamento sobre a cobertura jornalística ambiental no país. De acordo com o portal, apenas 20 dos 142 municípios mato-grossenses frequentemente publicam reportagens sobre desmatamento, mudanças climáticas e queimadas.
Na reportagem especial “Potência do agro e vice-líder em desmatamento, MT tem só 14% dos municípios com cobertura socioambiental”, a jornalista Cecília Amorim traz dados sobre a cobertura jornalística com foco em temas socioambientais no estado. O Formad é citado como uma das organizações da sociedade civil em Mato Grosso que tem utilizado da comunicação socioambiental ativista para dar visibilidade a notícias ignoradas pela grande mídia .”Nosso trabalho é falar aquilo que a mídia tradicional não consegue, aquilo que jornalistas ameaçados não podem e aquilo que o governo não quer”, destaca a jornalista responsável pela comunicação do Fórum, Bruna Pinheiro.
A reportagem traça um paralelo entre a expansão do agronegócio em Mato Grosso, estado que contempla três biomas brasileiros e também figura na lista como segundo no total de áreas desmatadas. Entre 1998 e 2024, foram perdidos 155,3 mil km² de floresta — o equivalente a três vezes a área do estado do Rio de Janeiro, menciona o texto. De acordo com o material, foram identificados 44 veículos que tratam do tema socioambiental de forma geral, sendo apenas nove com editorias dedicadas ao meio ambiente.
Leia a reportagem especial da InfoAmazônia, clicando aqui: https://infoamazonia.org/2024/12/26/potencia-do-agro-e-vice-lider-em-desmatamento-mt-tem-so-14-dos-municipios-com-cobertura-socioambiental/