Pesquisar
Close this search box.

Países amazônicos se reúnem para coordenar projeto de gestão regional conjunta da biodiversidade

23/10/2006
Local: Brasília – DF
Fonte: Organização do Tratado de Cooperação Amazônica
Link:
http://www.otca.org.br/br/index.html

 

A Primeira Reunião de Trabalho do Projeto “Fortalecimento da Gestão Regional Conjunta para o Aproveitamento Sustentável da Biodiversidade Amazônica” será realizada no Hotel Kubitschek, em Brasília, entre 25 e 27 de outubro.

O objetivo geral do encontro é fortalecer a execução do Projeto Biodiversidade, ao permitir um trabalho em conjunto entre os coordenadores nacionais dos Países Membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e os coordenadores do projeto.  Para este fim, consultores nacionais, especialistas regionais e representantes de organismos inter-governamentais também foram convidados.

A reunião será inaugurada no dia 25, às 9hs, pela Secretária-Geral da OTCA, Rosalía Arteaga, a Secretária de Coordenação da Amazônia do Ministério de Meio Ambiente do Brasil, Muriel Saragoussi, o Presidente da Comissão de Coordenação do Conselho de Cooperação Amazônica (CCOOR), embaixador Julio Garcia Montoya, um representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Valdemar Wirsig, e um representante do Itamaraty.  Mais de 70 pessoas de Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guyana, Peru, Suriname e Venezuela participam do encontro.

Durante o primeiro dia de trabalho, os coordenadores nacionais farão uma exposição sobre a gestão e o estado de conservação da biodiversidade nos Países Membros da OTCA.  Será a primeira vez que as autoridades da área dos oito países amazônicos se reúnem no âmbito do projeto.

Cada consultor apresentará seu plano de trabalho e sua perspectiva de execução, com o qual os participantes terão a oportunidade de realizar observações, estabelecer recomendações, informar sobre atividades similares realizadas nos países, ou sobre informes, documentos e ações que deverão ser considerados pelo consultor para realizar seu trabalho.  Será acordado o cronograma final de execução de atividades e ações do projeto.

Entre os temas em discussão, estão o plano de ação regional de biodiversidade na Amazônia, uso sustentável da biodiversidade, monitoramento e controle de tráfico da biodiversidade, áreas protegidas, estudos de impacto ambiental de infra-estrutura regional, estratégia de ciência e tecnologia para a Amazônia e bases de dados.

Amazônia Continental
A Amazônia Continental ocupa mais de 40% da superfície da América do Sul.  São 7.548.421 Km2, compartidos por Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela e o território da Guiana Francesa.  É considerada a região do planeta com a maior diversidade biológica e com a maior extensão contínua de florestas tropicais – 56% das existentes no mundo.

Seis países da bacia – Brasil, Peru, Colômbia, Bolívia, Equador e Venezuela – estão entre os 12 países mais biodiversos do mundo.

Sobre o Projeto
O objetivo do projeto “Fortalecimento da Gestão Regional Conjunta para o Aproveitamento Sustentável da Biodiversidade Amazônica” é coordenar e estimular o conhecimento sobre a biodiversidade regional na Amazônia e sobre seus usos potenciais, apoiando tarefas de conservação e aproveitamento sustentável que requeiram colaboração transfronteiriça e que beneficiem a todos os países que integram a bacia amazônica.

Neste contexto, esta cooperação técnica busca contribuir para a construção e o fortalecimento de mecanismos e bases de gestão institucional regional que permitam produzir informação para uso compartilhado, facilitar processos de acordo, coordenação, colaboração e sinergia de ações, assim como impulsionar ações conjuntas que atraiam e racionalizem os investimentos público e privado, promovendo a sustentabilidade da biodiversidade amazônica.

Duração e Custo
A execução das atividades de desenvolvimento do projeto tem um prazo de 42 meses.  O custo total é de US$ 2,4 milhões, dos quais US$ 1,9 milhão é financiado pelo BID.

Objetivos do Projeto
1.  Formulação de um marco estratégico e um plano de ação regional de biodiversidade
2.  Fortalecimento da capacidade para coordenar a pesquisa aplicada e gerar informação pública de acesso regional.
3.  Fortalecimento da capacidade para coordenar e apoiar ações de conservação em áreas prioritárias

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias