Pesquisar
Close this search box.

Esta sendo realizando em Cuiabá o Seminário sobre Políticas Públicas Socioambientais

Pela manhã aconteceu abertura da atividade promovida pelo FORMAD que terminará amanhã, com o objetivo de formular políticas públicas para o estado de Mato Grosso.

Começou nesta segunda-feira (25) o Seminário de Políticas Públicas Socioambientais, realizado pelo Fórum Mato-Grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento – FORMAD. O Seminário está sendo realizado no auditório Viola de Cocho, do Mato Grosso Hotel Palace, que fica localizado na Rua Joaquim Murtinho, 170, no centro de Cuiabá. O Seminário que teve abertura hoje terminará amanhã, como objetivo de situar Mato Grosso no contexto macroeconômico e analisar seus impactos socioambientais, tentando identificar políticas prioritárias e estratégias coletivas para futuras ações.

Seminário de Políticas Públicas Socioambientais formulará propostas para o estado de Mato Grosso – (FOTO: Caio BOB/FORMAD)

As mesas de debates pela manhã desta segunda-feira levantaram assuntos ligados aos megaprojetos desenvolvidos no país e principalmente no pantanal mato-grossense. O doutor em políticas ambientais, Bruno Milanez da Universidade Federal de Juiz de Fora e a pesquisadora, Débora Calheiros da Embrapa/Pantanal e Universidade Federal de Mato Grosso, foram os facilitadores do debate da primeira mesa.

Débora-Embrapa (esq); Inácio Werner-CBFJ (centro); Bruno Milanez-UFJF (dir) – Mesa temática: “Os mega projetos e seus impactos socioambientais” – (FOTO: Caio BOB/FORMAD)

O Seminário segue durante o dia, e agora durante a tarde, está começando a mesa de debate que relacionará a participação e o papel da sociedade no controle social das políticas públicas, além de fomentar a análise sobre a exclusão da agricultura familiar nos megaprojetos de desenvolvimento do Estado. As discussões serão facilitadas pelo Procurador, Luiz Scaloppe do Ministério Público Estadual, pela socióloga, Julianna Malerba do Núcleo de Justiça Ambiental e Direitos – Fase e o professor da Universidade Estadual do Mato Grosso, Heitor Medeiros, que apresentará as experiências regionais já realizadas para o enfrentamento dos movimentos sociais diante das dificuldades relacionadas as exclusões dos megaprojetos.

Julianna-Fase (esq); Scaloppe-MPE (centro); Heitor-Unemat (dir) – Mesa temática: “Processos de exclusão e estratégias de enfrentamentos” – (FOTO: Caio BOB/FORMAD)

As atividades vão até terça-feira, no mesmo local, e ainda serão apresentadas experiências de agroecologia e agricultura familiar realizadas em Mato Grosso, além da consolidação das propostas tiradas durante o evento. Para quem ainda deseja participar do Seminário, podem procurar no local do evento a equipe da Secretaria Executiva do FORMAD.

Mais informações: João Inácio: (65) 9984-4134
Assessoria de Imprensa: Caio BOB: (65) 81606303

Assessoria de Imprensa do Seminário de Políticas Públicas Socioambientais – FORMAD

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias