Pesquisar
Close this search box.

Formad lança “Fórum Popular Águas e Crise Climática” durante webinar

Rodas de conversas serão realizadas nos dias 22 e 23/3 com transmissão pelo YouTube e Facebook.

“Águas e Crise Climática: Desafios e Direitos” é o tema do webinar organizado pelo Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad), que será realizado nos dias 22 e 23 de março, às 15h, com a participação de representantes de comunidades de pescadores, quilombolas, indígenas, entidades socioambientais e pesquisadoras da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). As rodas de conversas buscam refletir sobre os desafios da questão das águas e serão as primeiras atividades do “Fórum Popular Águas e Crise Climática” que será lançado na abertura do evento.

“A ideia do fórum nasceu da necessidade em discutir junto às filiadas, mas com uma mirada sobre os territórios de existência, o que e como as populações percebem, refletem sobre e enfrentam os fenômenos que dizem respeito à água, primeiramente”, diz o secretário executivo do Formad, Herman Oliveira.

A programação representa a diversidade de atuação das filiadas e dos representantes quando se fala em “águas”, e tem como objetivo compartilhar as experiências de atuação das pessoas que se dedicam à pesca, aos estudos dos peixes (ictiofauna), da flora e fauna, e ainda dos impactos causados nas comunidades por conta de intervenções socioambientais. “Também não poderíamos deixar de falar sobre crise climática e refletir como as hidrelétricas, o avanço do agronegócio em terras de populações tradicionais e as queimadas alteram os ecossistemas e os modos de viver das comunidades”, afirma Herman.

O webinar será transmitido pelos perfis do Formad no YouTube e Facebook, sempre às 15h (horário de Cuiabá), nos dias 22 e 23/3. Confira a programação de cada dia:

Webinar – “Águas e Crise Climática: Desafios e Direitos”

22/3 – 15h
Participantes
Márcia Montanari (Neast/ISC)
Michel Andrade (MAB)
Ricardo Carvalho (OPAN)
Lourenço Leite (Associação Xaraiés)
Deroni Mendes (Instituto Centro de Vida)
Almir Araújo (Grupo Arareau)

23/3 – 15h
Participantes
Haya del Bel (Neast/ISC)
Vanda Santos e Isidoro Salomão (Associação Fé e Vida)
Luciana Ferraz (Fonasc)
Gonçalina Almeida (Associação Quilombola Mata Cavalo)
Luciano Silva (Associação Xaraiés)
Alexandra Leite (Organização de Mulheres Indígenas Takiná)
Edimar Kajejeu (Fepoimt)

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias