Formad lança “Fórum Popular Águas e Crise Climática” durante webinar

Rodas de conversas serão realizadas nos dias 22 e 23/3 com transmissão pelo YouTube e Facebook.

“Águas e Crise Climática: Desafios e Direitos” é o tema do webinar organizado pelo Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad), que será realizado nos dias 22 e 23 de março, às 15h, com a participação de representantes de comunidades de pescadores, quilombolas, indígenas, entidades socioambientais e pesquisadoras da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). As rodas de conversas buscam refletir sobre os desafios da questão das águas e serão as primeiras atividades do “Fórum Popular Águas e Crise Climática” que será lançado na abertura do evento.

“A ideia do fórum nasceu da necessidade em discutir junto às filiadas, mas com uma mirada sobre os territórios de existência, o que e como as populações percebem, refletem sobre e enfrentam os fenômenos que dizem respeito à água, primeiramente”, diz o secretário executivo do Formad, Herman Oliveira.

A programação representa a diversidade de atuação das filiadas e dos representantes quando se fala em “águas”, e tem como objetivo compartilhar as experiências de atuação das pessoas que se dedicam à pesca, aos estudos dos peixes (ictiofauna), da flora e fauna, e ainda dos impactos causados nas comunidades por conta de intervenções socioambientais. “Também não poderíamos deixar de falar sobre crise climática e refletir como as hidrelétricas, o avanço do agronegócio em terras de populações tradicionais e as queimadas alteram os ecossistemas e os modos de viver das comunidades”, afirma Herman.

O webinar será transmitido pelos perfis do Formad no YouTube e Facebook, sempre às 15h (horário de Cuiabá), nos dias 22 e 23/3. Confira a programação de cada dia:

Webinar – “Águas e Crise Climática: Desafios e Direitos”

22/3 – 15h
Participantes
Márcia Montanari (Neast/ISC)
Michel Andrade (MAB)
Ricardo Carvalho (OPAN)
Lourenço Leite (Associação Xaraiés)
Deroni Mendes (Instituto Centro de Vida)
Almir Araújo (Grupo Arareau)

23/3 – 15h
Participantes
Haya del Bel (Neast/ISC)
Vanda Santos e Isidoro Salomão (Associação Fé e Vida)
Luciana Ferraz (Fonasc)
Gonçalina Almeida (Associação Quilombola Mata Cavalo)
Luciano Silva (Associação Xaraiés)
Alexandra Leite (Organização de Mulheres Indígenas Takiná)
Edimar Kajejeu (Fepoimt)

Compartilhar Notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Últimas Notícias