Pesquisar
Close this search box.

Encontro incentiva articulação entre índios urbanos em Cuiabá

objetivo principal do evento é incentivar uma articulação indígena urbana construída a partir das demandas e expectativas dos indígenas que moram na cidade

Acontece amanhã (sábado), 26, no Museu Rondon da UFMT, o Encontro de Indígenas no Meio Urbano “Tecendo Redes de Amizade”. O objetivo principal do evento é incentivar uma articulação indígena urbana construída a partir das demandas e expectativas dos indígenas que moram na cidade de Cuiabá.

Para Miguel Aparício, indigenista e secretário-executivo do Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento – FORMAD, o encontro é inédito em Mato Grosso ao trabalhar com este tema e envolvendo entidades indígenas, indigenistas e a academia. “A presença indígena nos contextos urbanos precisa ser melhor evidenciada. Nosso objetivo neste encontro é identificar quais são as demandas mais importantes dos indígenas que residem na cidade, para apoiar junto a eles formas próprias de organização, maior visibilidade, acesso a políticas públicas e reconhecimento de suas formas de expressão e participação, explicou. “Uma parte relevante do encontro será a apresentação das histórias de vida pessoais, no complexo percurso vivido entre a aldeia e a cidade”, complementou.

Num primeiro momento, representantes indígenas farão relatos pessoais sobre o percurso da aldeia à cidade, mostrando os desafios e superações de cada um, em ambiente tão diferente das aldeias. Em seguida será feito um debate sobre as perspectivas para melhorar a qualidade de vida na cidade. A expectativa, é que no final do dia estes debates possam se concretizar em planos de ações e projetos que possam ser realizados por grupos indígenas.

Promovido pelo FORMAD, em parceria com a Operação Amazônia Nativa – Opan, Museu Rondon, Fundação Uniselva (UFMT), Associação Sukuruinã, Instituto Maiwu, Conselho Indigenista Missionário – CIMI e Grupo de Trabalho Missionário Evangélico – GTME, o evento será realizado das 09 às 17 horas.

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias