Criado em abril de 1992 – com a finalidade democratizar as informações e o debate sobre as questões sócio-ambientais e, ao mesmo tempo, propor alternativas de desenvolvimento sustentável para a melhoria das condições de vida da população – O FÓRUM MATOGROSSENSE DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO – FORMAD congrega atualmente 30 organizações da sociedade civil (entidades populares, sindicais, eclesiais, ambientalistas, indigenistas e de pesquisa científica) que atuam no Estado de Mato Grosso.
VALORES:
- Democracia com participação política igualitária, sem diferenças de sexo, crença e etnia;
- A cidadania com observação dos deveres e garantia efetiva de acesso aos direitos sociais, econômicos, culturais e ambientais;
- O respeito e trato afirmativo às diversidades sociais, ambientais e culturais presentes nas realidades locais;
- Utilização dos recursos naturais baseados em formas sustentáveis de manejo que assegurem a preservação da biodiversidade e a valorização dos saberes tradicionais.
MISSÃO:
Por meio do Fórum buscamos integrar organizações dos diversos segmentos da sociedade civil para discussões e definição de ações coletivas em relação às políticas públicas e privadas, que dizem respeito ao meio ambiente e a vida humana. O objetivo é garantir a melhoria das condições de vida da população através da proposição de alternativas para o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso. Nesse contexto, Desenvolvimento Sustentável significa, crescimento econômico com igualdade social, respeito às diversidades culturais e étnicas, às relações de gênero e ao meio ambiente.
OBJETIVOS:
- Reunir e articular organizações e pessoas atuantes na defesa e promoção do meio ambiente, do direito à terra, dos direitos dos povos indígenas, das comunidades negras e dos direitos humanos individuais e coletivos em geral, da promoção de alternativas de desenvolvimento econômico e social das comunidades rurais e urbanas, das políticas comunitárias de saúde e educação, da organização sindical, do desenvolvimento das comunidades de seringueiros e pescadores e do fortalecimento da cultura e da arte popular.
- Monitorar e participar da gestão de políticas públicas que dizem respeito ao meio ambiente e as populações com as quais as organizações e pessoas membros mantém vínculos de serviços e ação política.
- Promover o fortalecimento das ações desenvolvidas pelas organizações membros;
- Promover o fortalecimento institucional e técnico, bem como, o intercâmbio entre as ONGs membros, nos níveis estadual, nacional e internacional;
- Respaldar, referendar e divulgar as ações e os projetos desenvolvidos pelas organizações membros;
- Avaliar e monitorar projetos governamentais e privados desenvolvidos no território de Mato Grosso, os quais possuem indicadores de impactos sócioambientais;
- Desenvolver uma política de comunicação e publicidade em relação as políticas governamentais pertinentes aos objetivos do FORMAD;
- Promover e apoiar o desenvolvimento da pesquisa científica na áreas de políticas públicas e do desenvolvimento sustentável para as populações do Pantanal Amazônia e cerrado.
Estrutura Orgânica:
- Assembleia Geral
- Reuniões de Plenárias
- Coordenação – Secretária Executiva
- Grupos de Trabalhos – GT’s