Imazon e ICV lançam o primeiro número do Boletim Transparência Florestal do Estado de Mato Grosso

Boletim Transparência Florestal do Estado de Mato Grosso - 11/09/2006

 Nesta edição são resumidas as estatísticas de desmatamento e identificadas as áreas críticas, os aspectos legais e as tendências do desmatamento no estado.

Este é o primeiro número do boletim Transparência Florestal do Estado de Mato Grosso, uma iniciativa do Imazon e Instituto Centro de Vida – ICV, cujo objetivo é divulgar amplamente a situação do desmatamento nas áreas florestais. Neste boletim, resumimos as estatísticas de desmatamento e identificamos as áreas críticas, os aspectos legais e as tendências do desmatamento no Estado. Para isso, utilizamos dados de desmatamento gerados pelo Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) desenvolvido pelo Imazon e dados fornecidos pelo Inpe por meio do Programa de Monitoramento da Amazônia (Prodes) e do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter). Além disso, usamos os dados de desmatamento gerados pela Sema (Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso).

     Os dados do SAD (Imazon) e Deter (Inpe) revelam uma queda de 30% no desmatamento em Mato Grosso para o período recente (agosto de 2005 a julho de 2006) se comparado ao período anterior (agosto de 2004 a julho de 2005). De fato, os dados do SAD revelaram que o desmatamento no Estado caiu de 8.737 quilômetros quadrados (período anterior) para 6.086 quilômetros quadrados no período mais recente. Apesar disso, o Mato Grosso ainda é o Estado com maior taxa de desmatamento na Amazônia Legal.

Faça o Download do Boletim Transparência Florestal do Estado de Mato Grosso clicando no link abaixo:

http://www.icv.org.br/publique/media/BoletimDesm_MT_05.pdf

André Luís Alves
andre@icv.org.br
65 – 3641-1550
65 – 8411-4983

Compartilhar Notícia

Últimas Notícias