Em comemoração à Semana do Meio Ambiente e, consequentemente, com objetivo de alertar e conscientizar a população mato-grossense quanto a importância da preservação ambiental, o Grupo Gazeta de Comunicação lançou a campanha “Econsciência 2008”. A solenidade inicial aconteceu na tarde de ontem em um dos semáforos da Avenida Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá, próximo à UFMT, e foi realizada por atores do grupo de Teatro Fúria que, de uma forma divertida, distribuiu panfletos e sacolas de lixo para veículos, se interagindo com motoristas e pedestres que passavam pelo local.
A campanha é o resultado de uma parceria entre o Grupo Gazeta de Comunicação, Drebor Borrachas, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Fórum Mato-Grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad), Furnas Centrais Elétricas e Grupo de Apoio Estudo e Pesquisa Ambiental e Cultural -Proterra (Gaepac -Próyby).
De acordo com a diretora de Marketing do Grupo Gazeta, Márcia Ferreira, essa campanha não é um evento isolado, pois passará a fazer parte do calendário ambiental no Estado. “Como outras campanhas realizadas por nós ao longo dos anos, pretendemos que essa também seja editada outras vezes. Nós e nossos parceiros sabemos da importância que é preservar o meio ambiente, por isso a realização deste evento, que tem como objetivo conscientizar e envolver o maior número de pessoas possíveis”.
A programação compreende eventos nas ruas e avenidas da capital, apresentações teatrais, mesas redondas e seminários na UFMT com autoridades ligadas ao meio ambiente nos dias 5 e 6 e a Feira de Práticas Sustentáveis, no parque Masairo Okamura, entre os dias 4 a 6 de junho.
Um dos proprietários da Drebor Borrachas, Alessandro Dresch, comenta porque decidiu apoiar. “Esse ato é fundamental para que as pessoas saibam que empresas como a nossa fazem reciclagem de pneus há muitos anos no Estado, ou seja, contribuimos para a preservação do meio ambiente. Aquela imagem de pneus jogados, se depender de nós, não vai mais existir”.